| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

18 de abril de 2018

Palestra fala na presença dos Celtas

A Real Associação da Beira Interior, com apoio da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, organizou, dia 15 de abril, no Campo das Festas, em Idanha-a-Velha, uma palestra subordinada o tema A Cultura Celta na Beira Baixa, que teve como orador Tom Hamilton.
Tom Hamilton iniciou a palestra falando da sua ligação forte à Beira Baixa, recordando que veio para Portugal em 1992 e por cá ficou. Falou da importância das pedras que “falam para quem tem ouvidos”.
Tom Hamilton referiu-se a três livros de enorme importância para o estudo dos povos pré-romanos, que são A Monarquia Lusitana, História Geral de Portugal e Egitânia.
O orador relembrou que os Celtas viviam nos castros a Ocidente da Península Ibérica entre os rios Douro e Tejo, povos esses que eram os Lusitanos e Vetões. Também viviam na Península Ibérica, antes das invasões romanas, os Cartaginenses, Fenícios, Hebreus e Berberes. Roma ambicionava as riquezas da antiga Hispânia, tais como o azeite, o vinho, os têxteis, o ouro, a prata, o cobre e o bronze.
Roma entrou em confronto militar com os Cartaginenses, que tinham o apoio dos Vetões. Com uma cavalaria organizada pelo general Aníbal quase derrotavam Roma, mas chegaram a vencer a grande batalha histórica de Canas, tiveram preparação militar em Castelo Branco. Lusitanos e Vetões chegaram a ter uma aliança militar que resistiu perante Roma cerca de 200 anos, comandada por Viriato.
Os Vetões sabiam domar o cavalo e utilizá-lo militarmente, trabalhavam bem a pedra, utilizavam o adufo como chamamento de guerra e foram bons pastores utilizando a transumância. O símbolo dos Vetões era o Tricel, que foi encontrado gravado em pedras em Idanha-a-Velha, Proença-a-Velha e Alcains. Os Vetões serviram mais tarde o exército romano, como mercenários.
Três grandes personagens da antiguidade foram o terror de Roma: Aníbal, o cartaginês, a sua mãe nasceu em Lisboa e seu pai em Cartago; Viriato, o Lusitano que apenas foi morte à traição pelos seus pares, acreditando numa paz com Roma; Bodica (segundo Dom Fernando de Almeida, o nome será de origem de Idanha-a-Velha) uniu várias tribos britânicas que conseguiram expulsar o Império Romano desses territórios.
Atualmente existem várias organizações que acreditam que os povos que vivem no atual Reino Unido, mais concretamente no País de Gales, Cornualha, Escócia e Irlanda do Norte, bem como na Irlanda e na França são descendentes de povos que viveram na Península Ibérica.
O evento terminou com duas músicas cantadas por Solange Branco com acompanhamento da viola por parte de Tom Hamilton.

18/04/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video