| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

7 de março de 2018

NO MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Obras revelam achado arqueológico

No Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, as obras que estão a decorrer naquele espaço cultural, e que têm acompanhamento arqueológico, levaram a um achado.
Pedro Salvado, do Conselho Diretor da Sociedade de Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, adianta à Gazeta que no hall de entrada, onde estavam a decorrer trabalhos para a instalação de um elevador, foi encontrada “uma estrutura circular, em granito aparelhado, que poderá datar de meados do Século XVIII”, a qual será agora analisada, para determinar a sua função, sendo avançado que, “em princípio se trata de uma estrutura para conservação ou transformação de produtos”.
Pedro Salvado garante que “se trata de um caso muito raro em Portugal”, tratando-se de uma “estrutura que tem de ser preservada” e realça “o interesse assumido pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, nesta descoberta que vai reforçar o interesse patrimonial e o conhecimento da história do palácio”.
Também destacado é que este achado “é a confirmação da importância arqueológica do subsolo do Museu”, pelo que “é muito importante uma sondagem do subsolo do Museu, porque, de certeza, esta estrutura não será um caso único”.
Este achado, leva inclusive a que seja referida a pertinência do Museu “ser uma escola prática de arqueologia, o que seria muito interessante e lhe daria um valor acrescentado, uma vez que é a matriz da existência do Museu”.
As obras a decorrer no Museu foram, de resto, um dos temas abordados na Assembleia Municipal de Castelo Branco, realizada na passada quarta-feira, dia 28 de fevereiro, com Nuno Figuinha, da bancada do Partido Social Democrata (PSD), a questionar o motivo dos atrasos verificados.
Na resposta, o presidente da Câmara, Luís Correia, explicou que o atraso se deve “a um achado arqueológico, no sítio onde ia ser instalado o elevador” e adiantou que isso “obrigou a alterar o projeto”.

António Tavares

07/03/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video