| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

9 de agosto de 2017

COM MAIS EQUIPAMENTOS
Unidade Local de Saúde de Castelo Branco aumenta oferta de serviços

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), em nota enviada à Comunicação Social, realça que “acaba de adquirir equipamento para efetuar exames, que até agora, iam para o exterior”.
É explicado que se trata de “um ecógrafo de excelência que permite à nova médica Radiologista efetuar punções guiadas nalguns órgãos, ecografias articulares e em tecidos moles”.
Adianta também que “irá dotar a Cirurgia de um Dermátomo que permitirá fazer cortes de pele para enxertos”, sendo esta a “moeda de troca acordada com os cirurgiões que quiseram completar a escala de urgência do mês de agosto com médicos internos”.
As novidades, no entanto, não ficam por aqui, uma vez que a Gastrenterologia “irá can- didatar-se à aquisição de um equipamento para efetuar ma-nometrias, face ao grande desenvolvimento técnico deste serviço”.
Por outro lado é avançado que está pronta a Extensão de Saúde de Póvoa de Rio de Moinhos, que acabou de ser ligada à Rede Informática da Saúde (RIS), “deixando os utentes de subir escadas o que faziam há dezenas de anos”, realçando que “a Câmara de Castelo Branco foi a grande aliada”.
Igualmente concluída está a remodelação do Centro de Saúde de S. Tiago, em Castelo Branco, sendo revelado que “as obras de conforto do Serviço de Urgência (HAL) estarão prontas em setembro”, com o atraso a ser justificado com o período de férias.
Nestes dois casos a ULSCB destaca também a importância da Câmara de Castelo Branco.
As novidades continuam, com a ULSCB a adiantar que “em setembro iremos iniciar a ecografia à distância, liderada pelo Serviço de Gastrenterologia, que tem como diretor o Dr. António Banhudo, que conta com a colaboração do Dr. Eduardo Pereira, permitindo que os centros de saúde se liguem ecograficamente àquele Serviço, tal como alguns serviços hospitalares, ainda não indicados pelo responsável do Serviço de Gastrenterologia”.
É também revelado que já tiveram início as reuniões com a Direção Geral da Saúde para acreditação de mais quatro serviços, que são o Centro de Saúde de S. Miguel, em Castelo Branco; os Serviços Farmacêuticos; a Medicina Interna e a Urologia.
Na nota enviada à Comunicação Social é ainda avançado que serão remodelados alguns serviços do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, a começar pela Cardiologia.
Isto enquanto no âmbito da abrangência da ULSCB foi acordado com a Câmara de Penamacor uma candidatura à remodelação do Centro de Saúde da vila, que “terá uma nova valência dedicada aos seniores com dificuldades motoras: Fisioterapia adaptada à idade”.
Por outro lado, a colaboração com a Fundação Álvaro de Carvalho e as câmaras de Idanha-a-Nova, Penamacor e Sertã, “está a facilitar rastreios de cancro da pele, cirurgia de cataratas e exames cardiológicos in loco, sem deslocação dos utentes”.
Também é avançado que “mantém os TDT de Cardiopneumografia a efetuar as espirometrias nos próprios centros de saúde”.
No que respeita aos serviços prestados aos cidadãos a ULSCB garante que “irá aumentar a saúde de proximidade, tendo para o efeito, recebido apoio da Fundação Portugal Telecom, com a disponibilidade de um veículo para o efeito”, isto, enquanto na “Sertã e Vila de Rei já circulam dois veículos elétricos para saúde de proximidade”.
Na semana passada teve também início um internamento domiciliário com o apoio do Serviço de Medicina Interna.
Por fim, é avançado que a ULSCB se candidatou ao Portugal 2020, na área da eficiência energética.

09/08/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video