| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

9 de agosto de 2017

A FESTA DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
Samuel Caldeira conquista vitória milimétrica em Castelo Branco

A festa da Volta a Portugal em Bicicleta passou por Castelo Branco domingo, com a cidade a receber a segunda etapa, a mais longa da prova, com 214,7 quilómetros, que trouxe o pelotão desde Reguengos de Monsaraz, num dia que se caracterizou pelas altas temperaturas típicas do Interior do País.
Mas esta foi também uma etapa quente, pela emotividade do final, uma vez que na meta instalada no empedrado da Avenida de Nuno Álvares foi necessário recorrer à photo finish, para saber quem era o vencedor.
Samuel Caldeira, da W52-FC Porto, e António Parrinello, da GM Europa, discutiram, ao sprint, o final de etapa ao milímetro, pelo que só através das imagens foi possível apurar o vencedor, com a vitória a sorrir ao ciclista Português que, assim, conquistou a sua primeira vitória na Volta.
Já depois da emoção de ganhar uma etapa da Volta a Portugal, Samuel Caldeira afirmava que “o facto de ter vencido hoje, penso que tenha sido um bocado fruto da maneira como a Volta foi desenhada este ano, que não me obriga a trabalhar antes de ter de sprintar”, explicando que “outros anos tenho etapas em que tenho que dar ao cabedal e quando chega a hora de sprintar, queiramos ou não, as forças já não são as mesmas”.
Samuel Caldeira realça ainda que no final da etapa “nem queria acreditar que tinha feito novamente segundo, mas é verdade que à terceira foi de vez e estou bastante feliz”.
Acrescentou que “vinha bastante concentrado na roda do Raul e do Gustavo, que eram os homens que me vinham trazendo para a frente” e realçou que “com lançadores desses é quase meia vitória. A mim basta-me rematar e hoje tive forçara para rematar bem”.
A segunda etapa da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta, no entanto, teve outras particularidades. Uma delas é que um grupo de ciclistas cumpriu quase todo o percurso isolado do pelotão. Uma fuga que, contudo, acabou por ser anulada a apenas três quilómetros da meta, já com os ciclistas a rodar em Castelo Branco.
Por outro lado, a etapa dentro da cidade também teve alguns aspetos dignos de registo, como o facto de alguns ciclistas se enganarem no percurso, sendo que a determinado momento estavam a pedalar fora das baias que delimitavam o itinerário.
Igualmente dentro da cidade as quedas também assumiram um papel de relevo, acabando mesmo por ditar a desistência do líder da LA Alumínios-Metalusa-Blackjack, Edgar Pinto. Devido à queda em que se viu envolvido no último quilómetro da etapa, Edgar Pinto passou a noite no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, sendo transferido, segunda-feira, para o Hospital de Aveiro.
António Tavares

09/08/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video