AUTÁRQUICAS
Coligação Novo Rumo apresenta candidatos
A coligação Novo Rumo apresentou as listas candidatas às assembleias de freguesia de Perais, Sarnadas de Ródão e Vila Velha de Ródão, bem como à Assembleia Municipal e Câmara de Vila Velha de Ródão, às eleições Autárquicas de 1 de outubro.
Em comunicado enviado à Comunicação Social, é adiantado que a candidata à Assembleia de Freguesia de Perais, Odília Dias, foi apresentada dia 26 de agosto. Uma sessão em que Odília Dias apresentou como objetivo “servir esta Freguesia” e para isso pretende “ser, antes de mais, uma defensora dos interesses da população, representando-a e gerindo a Freguesia sempre com o maior respeito por todos, independentemente das divergências que existam ou surjam, com responsabilidade, transparência, independência e dedicação, colocando o interesse das pessoas em primeiro lugar”, “ser alguém que dirá aquilo que é a realidade, explicando as opções tomadas”.
Odília Dias apresentou propostas para a freguesia como estipular dias para fazer atendimento ao público em cada uma das outras povoações da Freguesia, contemplando serviços de esclarecimento de dúvidas sobre correspondência que os cidadãos recebam, ajudar no tratamento e encaminhamento de processos de benefícios a que possam ter direito, tratamento do IRS, entre outros, consoante as necessidades da população, dinamizar a freguesia com serões culturais e feiras temáticas, apoiar as associações da Freguesia, colaborar num programa de reconstrução de casas degradadas em conjunto com a Câmara, criar espaços ajardinados ou requalificar os que já existem, melhorar os caminhos rurais e pontões, construir sanitários públicos em Perais.
Dia 31 de agosto, foi apresentada a candidata à Assembleia de Freguesia de Sarnadas de Ródão, Marta Caiado, que frisou que a sua candidatura “pretende ser ativa, sustentada no trabalho, no voluntariado e no reforço dos laços entre a freguesia”, sendo “fundamental criar uma relação de proximidade e confiança entre a Junta de Freguesia e a comunidade”.
Apresentou diversas propostas, como melhorar os caminhos rurais, implementar um projeto de hortas comunitárias, colaborar no programa de reconstrução de casas degradadas, apoiar todas as associações, coletividades e clubes da Freguesia, incentivar a Câmara para ampliar a rede de distribuição de água e saneamento básico aos locais carenciados e na renovação dos mais antigos, alargar a rede de transportes públicos, para melhor servir a população, criar uma sala multimédia na junta de freguesia, dotando-a com computadores que permitem o acesso gratuito à Internet.
Já sexta-feira foram apresentadas as listas à Assembleia de Freguesia de Vila Velha de Ródão, Assembleia Municipal e Câmara.
O candidato à Câmara, Carlos Faria, realçou que “a construção de um projeto para o concelho não se pode resumir à visão de alguns, só fará sentido com a participação e o envolvimento de todos”. Assim, segundo adiantou, a sua preocupação “é ouvir as pessoas, e dessa forma, construirmos um futuro onde as vossas ideias farão parte das decisões que tomar”.
Carlos Faria apresentou algumas propostas como a deslocação “às freguesias uma vez por mês e, no espaço das juntas de freguesia, o presidente da Câmara e o presidente da Junta, estarão disponíveis para ouvir os munícipes. Esta proximidade permitirá à população dar sugestões ou até definirem elas próprias as prioridades da gestão autárquica”.
Também revelou preocupação em relação à questão do problema de desertificação e fixação de população, tanto mais que Vila Velha de Ródão é um dos concelhos mais envelhecido do País.
Na sessão esteve também presente o candidato à Assembleia Municipal, Carlos Gonçalves, que é deputado na Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Europa.
Por seu lado, a candidata à Assembleia de Freguesia de Vila Velha de Ródão, Manuela Marques, afirmou que tudo fará “para defender os interesses de todos, representando a Freguesia de Vila Velha de Ródão, independentemente de todas as divergências que possam existir. Uma junta de freguesia tem que estar disponível para todos sem exceções”.
Quanto a propostas passam por apoiar mais os idosos independentemente dos seus rendimentos, sendo uma das medidas a criação de uma equipa de apoio ao idoso para pequenas reparações, ajudar no preenchimento de formulários e IRS, apoiar atividades para as crianças, reparação e conservação de caminhos florestais e aceiros, melhorar caminhos rurais e pontões, limpeza dos fontanários, reabilitar a antiga praia da Foz do Cobrão, colaborar com a Câmara no programa de reconstrução de casas, na beneficiação e reparação das vias, artérias e passeios, na construção de espaços verdes e de lazer nas povoações.