| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

6 de setembro de 2017

PARTIDO SOCIALISTA APRESENTA TODOS OS CANDIDATOS ÀS AUTÁRQUICAS
“Temos as melhores pessoas para lutar pelo desenvolvimento do Concelho”

O Partido Socialista (PS) apresentou, domingo, todos os candidatos às próximas eleições Autárquicas. Num Cine-Teatro cheio foram apresentados os 512 rostos que compõem as listas do PS às Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara.
“Temos as melhores pessoas para lutar pelo desenvolvimento do Concelho nos próximos quatro anos”, afirmou Luís Correia, candidato à Câmara de Castelo Branco.
Luís Correia lembrou que a estratégia que definiu para o Concelho não se concretiza, nem se esgota no primeiro mandato, “é uma estratégia que assenta em eixos como Castelo Branco território sustentável, com qualidade de vida e coesão social, Castelo Branco, vitalidade económica, empregabilidade e empreendedorismo, Castelo Branco; elo de redes de conhecimento, Castelo Branco Destino turístico de excelência e Castelo Branco concelho de artes e cultura”.
Foram estas as linhas orientadoras do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e que “não podemos interromper. Que não podemos deixar de continuar e de potenciar”, afirmou Luís Correia.
Para o recandidato a presidente de Câmara, “os candidatos do PS aos órgãos autárquicos do Concelho constituem um bloco unido e coeso, disposto a trabalhar a uma só voz. O nosso é um projeto coeso, integrador, de um concelho onde todas as freguesias merecem a mesma atenção, têm o mesmo peso, merecem o mesmo respeito”.
Luís Correia lembrou algumas das obras realizadas nos últimos quatro anos, numa estratégia que é “preciso dar continuidade”. Nos últimos quatro anos a Câmara realizou, ou tem em curso, em todas as freguesias investimentos, obras e intervenções que garantem aos munícipes que vivem nas áreas rurais as melhores condições para que aí possam permanecer. Exemplo disso é a reabilitação de caminhos e estradas, “das quais as mais emblemáticas serão a estrada de ligação Almaceda – Tripeiro, a EN112 e a EN18;”.
Recuperação e construção de arruamentos, edifícios, espaços públicos; melhoramento de redes de água e saneamento; criação de equipamentos e infraestruturas de apoio à promoção turística e económica; e promoção de atividades culturais ou de animação social.
“Uma estratégia que dá a todas as freguesias a oportunidade de assumirem um papel relevante no processo de desenvolvimento que definimos para o nosso Concelho”, conclui Luís Correia.
Apresentando-se de novo às próximas eleições Autárquicas “com um sentimento de dever cumprido” Luís Correia apresentou algumas das linhas orientadoras para os próximos quatro anos. “Estávamos, e estamos, a apostar na atividade cultural como alicerce de um concelho que alia tradição e modernidade”. Assumindo a vertente cultural como fator de diferenciação da cidade e do Concelho; fator de atratividade e promoção turística; motor de crescimento económico do Concelho e da Região e também fator de fixação populacional. Depois de concluída uma rede de museus, o candidato propõe-se reforçar a aposta no setor turístico, de acordo com uma estratégia que sub-divide em: Turismo Cultural; Turismo de Natureza e Turismo de Experienciação.
“Oferecer turismo de qualidade exige trabalho prévio. E foi esse trabalho que fizemos. Porque, reafirmo para quem ainda tenha dúvidas, não fazemos trabalho avulso, não fazemos trabalho desgarrado. Concretizamos estratégias, desenvolvemos projetos com princípio, meio e fim”, afirma.
A dinamização económica e empresarial do Concelho foi, e é, para o candidato socialista uma prioridade da ação e da política do executivo municipal, “a Câmara Municipal continuará a assumir-se como facilitadora do investimento, sempre atenta à adoção de políticas que incentivem a fixação empresarial no Concelho”. Assumindo também que o investimento feito no agroalimentar é para continuar, e anunciando a criação de duas aceleradoras de empresas, uma em Castelo Branco outra em Alcains.
“No próximo mandato inscrevemos projetos como a criação do Parque Urbano da Cruz do Montalvão e a criação do Parque do Barrocal, já em obra, porque queremos dar continuidade à estratégia de adaptação às alterações climáticas” adiantou o candidato socialista, acrescentando que “inscrevemos, igualmente, a requalificação da Alameda do Cansado, também já em obra, completaremos a Avenida do Empresário, constituindo assim mais uma ligação da cidade à nossa Zona Industrial e requalificaremos a Quinta do Moinho Velho”.
Confessando-se consciente de que “o futuro são as pessoas” Luís Correia quer continuar a apoiar e mesmo reforçar a política de apoio social, fechando a rede de equipamentos de apoio à terceira idade, levando a USALBI a todas as freguesias, reforçar as políticas de apoio e acompanhamento dos jovens e promovendo novas políticas de apoio social e de oportunidades sociais.
O candidato terminou a sua intervenção apelando à mobilização de todos, contra a abstenção, uma vez que “em democracia não há vitórias por antecipação. As eleições ganham-se nas urnas, depois dos votos contados. O nosso objetivo é alcançarmos uma vitória inequívoca”, afirmou.

Joaquim Morão apela
à mobilização de todos
contra a abstenção
Na sua intervenção, Joaquim Morão, mandatário da candidatura, apelou à mobilização de todos nestas eleições e no combate à abstenção.
“A presença desta moldura humana é a prova que o PS é único no Concelho. Somos o único partido que concorre a todas as freguesias com candidatos próprios, nenhum outro partido o consegue fazer”.
O mandatário da candidatura socialista afirma que Castelo Branco soube, nos últimos anos, impor-se a nível nacional, “temos todas as condições para continuar a evoluir. O Luís Correia é a pessoa certa, sabe qual é o caminho a fazer”.
Celeste Rodrigues, presidente e recandidata à Assembleia de Freguesia de Sarzedas, usou da palavra em representação dos candidatos às freguesias e considerou, que dia 1 de outubro se travam duas batalhas, “uma pelas ideias, projetos, pelas nossas propostas e pelas nossas pessoas. A outra contra a abstenção, contra o populismo, pela democracia e pela liberdade”.
A candidata considera que é necessária uma mobilização geral “contra a abstenção”, pois considera que só assim dia 1 à noite se podem festejar duas vitórias, “que muito merecemos”, a vitória do projeto político do PS, “que nos últimos 20 anos provou ser o melhor para a cidade e freguesias e a vitória contra a abstenção”.
Dirigindo-se a Luís Correia, recandidato a presidente de Câmara, Celeste Rodrigues quis “sem demagogias” lembrar os momentos difíceis que a sua freguesia viveu recentemente com os incêndios florestais, “vi muito presidente de câmara de colete vestido a falar para a televisão, não vi o nosso presidente na televisão, mas vi-o de noite e dia de balde na mão a ajudar as suas populações”, uma situação que fez questão de referir por considerar que “são atos destes que ultrapassam a obrigação e o dever, e neste caso temos a obrigação de o registar, agradecer e enaltecer” afirmou.
Aos novos candidatos, Celeste Rodrigues, considerada uma mulher de sorriso fácil e de afetos, deixou alguns conselhos, “idealizem muitos projetos, mas sobretudo nunca se esqueçam dos afetos, tratem bem das estradas e caminhos, mas sobretudo tratem bem das vossas pessoas, façam pontes e pontões, mas sobretudo provoquem muitas emoções e abrem bem os vossos corações”.
O candidato à Assembleia Municipal, Valter Lemos, que lidera o órgão há já 15 anos, considera que é notória a evolução desta cidade nos últimos anos, “hoje uma capital do Interior do País”, uma cidade que considera exemplar. Depois de felicitar os que terminam o mandato, um mandato que Valter Lemos considera “que não foi fácil”.
“Mas a verdade é que estivemos presentes e hoje Castelo Branco está melhor que estava há quatro anos atrás, ultrapassou as dificuldades e conseguimos que apesar das dificuldades esse tempo fosse um tempo de desenvolvimento para Castelo Branco”, afirmou o candidato.
Valter Lemos destacou o trabalho feito “mantendo a sustentabilidade financeira da autarquia”.
Cristina Valente

06/09/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video