ANIMAÇÃO DE NATAL
Penamacor Vila Madeiro começa esta quinta-feira
O Penamacor Vila Madeiro está de regresso para assinalar o mês do Natal.
O programa começa amanhã, quinta-feira, às 14 horas, com uma arruada pelo grupo Bombarte. Às 14h30 é a vez dos Animadores Itinerantes. O Presépio ao Vivo do Infantário Nossa Senhora das Dores é inaugurado às 16 horas, na Praça Vila Madeiro. A música regressa às 18 horas, com os Zabumbas de Alpedri-nha, seguindo-se as Concertinas da Gardunha, a partir das 19 horas. Às 22 horas realiza-se a concentração do madeiro, no recinto da Senhora do Incenso, não faltando petiscas e bebidas gratuitas e animação musical com o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, Tuna Académica de Viseu e Grupo Santacruz.
Sexta-feira o Presépio ao Vivo pode ser visto a partir das 11h30 e a parir das 12 horas há animação com Os Corre Adegas e os Animadores Itinerantes. Às 13 horas realiza-se o desfile do madeiro. Ao longo do dia e da noite não faltará música, com o grupo de bombos Toka a Bombar, às 15 horas; Concertinas da Gardunha, às 16 horas; Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto, às 17 horas; grupo Sons da Serra, às 19 horas; e Irmãos Almeida, às 23h30.
Sábado, a partir das nove horas, realiza-se o 4º Passeio Eques-tre Vila Madeiro. No que se refere à animação, é assegurada pelo grupo Tok’Avacalhar, às 10h30; Concertinas Foligaitos e Animadores Itinerantes, às 14 horas; Zabumbas de Alpedrinha, às 18 horas; Encontro de Cantares de Natal, a partir das 17 horas, com a participação do grupo Modas Antigas, Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Gru-po de Cantares da Guarda – Convento de Santo António; às 22 horas, na Casa do Povo, começa ao Baile do Madeiro, com Anabela e as Top Girls.
Já no domingo, às 11 horas é a vez do Grupo de Bombos do Souto da Casa e da Fanfarra Nem Fa Nem Fum, às 15 horas. Às 16 horas, na Biblioteca municipal é apresentado o livro Clara e o segredo do Grande Lago, de Ana Teresa Gonçalves, e às 16h30, atua o Grupo de Cantares de Pedrógão de S. Pedro.
As atividades regressam dia 16, às 14 horas, com o grupo Gaita Vadia, e o Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), às 15 horas, seguindo-se o Ensemble de Acordeões da AMDF, às 16 horas, e os Picadinhos da Con-certina, às n19 horas. A partir das 21 horas, na Igreja Matriz, realiza-se o Concerto de Natal pelos alunos da Escola de Música de Penamacor da AMDF. Às 22 horas começa uma noite de fados, com Valéria Gonçalves, Rui Poço, Fernando Gonçalves e Rui Marques. Às 23 horas atua o grupo Bordões das Beiras.
Dia 17, às 8h30, realiza-se a Floresta Encantada, uma ação de reflorestação, que consiste num passeio pedestre com plantação de árvores. Os Toka a Bombar atuam a partir das 10h30, seguindo-se os Cavaquinhos do Mileu, às 14 horas, e o Grupo de Violas Beiroas, às 16 horas.
Saltando para dia 23 atua o grupo Gaita Vadia, às 10 horas; o Grupo de Bombos dos Vales do Rio, às 15 horas; em o Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão, às 17h30. Às 18 horas realiza-se a 1ª Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro. A animação está de regresso às 19 horas, com os Animadores Itinerantes, e o Ensemble da Banda Filarmónica da aldeia de João Pires, às 21 horas. O Presépio Vivo pode ser visto a partir das 22 horas e às 22h30 atua o Coimbra Gospel Choir. Segue-se, às 23h20, o Grupo de acordeonistas da Beira Baixa e à meia note tem lugar o momento alto, com a queima do maior madeiro de Portugal, em que não faltará a animação com os Bordões das Beiras e grupos espontâneos.
Dia 24, à 15 horas, atua a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e a partir das 23 horas pode ser visto o Presépio Vivo.
No último dia, 25 de dezembro, Dia de Natal, às 15 horas atua o grupo Tok’Avacalhar.
De referir que ao longo do programa decorre, todos os dias, um Mercado de Natal e há um espaço infantil para os mais novos.
Mas ainda há outras atividades. Assim, a partir de amanhã, quinta-feira, até domingo e dias 16 e 17, entre as 14 e as 18 horas, funciona na Biblioteca Municipal uma Feira do Livro.
Sàbado, às 15 horas, dia 16, também às 15 horas, e dia 23 às 10 horas, realizam-se visitas guiadas encenadas ao Convento de Santo António.
Dia 13, a partir das 10 horas, realiza-se o Orimadeiro, com atividades de orientação na vila e na Mata Municipal.
Amanhã, quinta-feira, e dia 25, realiza-se o Orisabor, que é uma degustação de produtos regionais pelo percurso do Vila Madeiro.
A partir de amanhã, quinta-feira, até domingo e nos dias 16, 17, 23, 24 e 25, entre as 14 e as 18 horas, está patente na Câmara de Penamacor a exposição A Magia de Natal.
Também a partir de amanhã quinta-feira, até domingo e dias 16 e 17, na Biblioteca Municipal, está patente, das 14 às 18 horas, uma mostra de trabalhos em trapilho, da autoria de Clementina Teixeira.
À árvore da minha floresta é a exposição de desenhos e trabalhos manuais realizados pelos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches que pode ser visitada.
A partir de amanhã, quinta-feira, até dia 23, realiza-se um workshop de doçaria tradicional de Natal.