CERIMÓNIA NA COVILHÃ
Polícia comemora 134 anos no Distrito
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco comemorou, dia 28 de novembro, o 134º aniversário, com a cerimónia oficial a decorrer na Covilhã, enquanto Castelo Branco recebeu, no centro da cidade, nos dias 27 e 28, uma exposição evocativa da efeméride. Exposição em que, na abertura, tal como a Gazeta noticiou na edição da semana passada, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, entregou ao comandante Pires Leonardo uma nova viatura destinada ao policiamento de proximidade.
Na cerimónia oficial, presidida pelo diretor nacional adjunto da PSP para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança, estiveram presentes o presidente da Câmara da Covilhã e o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Vitor Pereira e José Alves, res-petivamente, bem como os responsáveis de diversas entidades, as quais colaboram de forma mais próxima com a PSP no âmbito da segurança dos cidadãos. Também estiveram presentes representantes do Cuerpo Nacional de Policía e da Guardia Civil, de Espanha, evidenciando as boas relações institucionais e os elevados níveis de colaboração da Polícia Portuguesa com as forças de segurança do país vizinho.
Na cerimónia, para além das intervenções referentes à efeméride, foram impostas algumas condecorações e entrega de louvores a alguns elementos policiais.
Recorde-se que em 2 de julho de 1867, foi publicada a lei que autorizava a criação dos Corpos de Polícia Cívica de Lisboa e Porto, bem como de Corpos de Polícia Cívica nas capitais de Distrito.
O Corpo de Polícia Cívica de Castelo Branco foi criado em 28 de novembro de 1883, mediante deliberação da Junta Geral do Distrito. Em 29 de outubro de 1928, tal como os restantes corpos de polícia cívica existentes em todo o País, foi integrado na recém-criada Polícia de Segurança Pública, passando a designar-se Comando Distrital de Castelo Branco. Foi igualmente criada nesta data a Esquadra da PSP da Covilhã, que passou a integrar o efetivo da Polícia já existente naquela cidade, o qual existia também desde os finais do Século XIX. Este evento celebra, pois, a criação do primeiro corpo de polícia moderno na cidade de Castelo Branco.