| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

27 de setembro de 2017

Ródão lança marca Terras de Oiro

A Câmara de Vila Velha de Ródão apresentou a nova marca representativa do Concelho. Terras de Oiro foi lançada dia 16 deste mês, durante um workshop realizado no âmbito do V Festival das Sopas de Peixe, promovido pela autarquia.
O encontro reuniu mais de 80 participantes e o lançamento da marca Terras de Oiro, identitária do Concelho de Vila Velha de Ródão, foi o momento alto do workshop sobre Marketing e Produtos Regionais.
O presidente da Câmara, Luís Pereira, explica que esta “foi mais uma excelente oportunidade para se debater um tema importante, focando também a estratégia de promoção de uma marca territorial designada Terras de Oiro, fomentando a caracterização identitária do território e, sobretudo, a valorização dos nossos produtos”.
Para o autarca, o logótipo da marca Terras de Oiro “surgiu da necessidade de diferenciar Vila Velha de Ródão.
Luís Pereira explica que “temos no Concelho um conjunto de condições naturais e de produtos de excelência, pelo que consideramos que faria todo o sentido agrupá-los numa marca que fosse apelativa e única”.
O objetivo da Câmara passa por utilizar a marca para promover as suas iniciativas sendo a empresa Rodoliv, a única até ao momento, a utilizá-la, no azeite.
Moderado por Jorge Esteves, jornalista da RTP, o workshop envolveu especialistas de várias áreas e integrou dois painéis.
A sessão de abertura foi feita pelo presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Luís Correia, pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Sérgio Bento, e pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.
A primeira intervenção foi efetuada por Luís Simões, consultor da Câmara, que aproveitou a ocasião para apresentar um relatório de análise prospetiva com vista à definição de uma estratégia para a promoção dos produtos locais. Um estudo que resultou de um trabalho de consultoria efetuado às empresas agroalimentares, unidades hoteleiras, restauração e superfícies comerciais do Concelho.
Luís Simões referiu que “numa análise de perspetiva regional e tomando por base a forte desertificação a que o Interior tem estado votado, é importante que os municípios assumam políticas ativas de apoio às empresas”. Este trabalho teve por base a realização de um inquérito às empresas e a realização de um atelier de prospetiva, que compreendeu uma sessão de diagnóstico com os empresários sobre os problemas que os afetam, por um lado, e a identificação de soluções, por outro.
O evento integrou dois painéis, dedicados ao financiamento e ao marketing territorial.
Entre as várias intervenções salienta-se a de Carlos Coelho, presidente da IVITY Brand Corp, abordando o tema Marketing e Produtos Regionais – a sua importância na estratégia de comunicação e internacionalização. Carlos Coelho procurou fazer várias analogias entre o território, os seus produtos e o mundo das marcas.
Sara Filipe, subdiretora da Escola Superior de Gestão (EST) de Castelo Branco, fez uma apresentação subordinada ao tema Marketing territorial como instrumento de valorização dos espaços e Ensino e Formação na perspetiva do mercado, salientando a criação de produtos inovadores, fruto de diversas parcerias, e a sua repercussão no mercado e a importância do estabelecimento de Ensino Superior em estar presente em iniciativas deste género.
Por fim, Luís Pinto de Andrade, do CATAA/InovCluster falou sobre a Reinvenção dos Produtos Regionais, mencionando que estas entidades “têm a principal preocupação de promover a inovação acompanhada do conhecimento, daquilo que é viável colocar no mercado, ressurgindo a necessidade de reinventar os produtos tradicionais, tais como o queijo, enchidos, os vinhos, as carnes, o azeite, a doçaria e o mel”.

27/09/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video