| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

27 de setembro de 2017

AUTÁRQUICAS
Luís Correia apresenta programa que é estratégia para todo o Concelho

Luís Correia, o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Castelo Branco nas eleições Autárquicas de domingo, apresentou sexta-feira o seu programa eleitoral, realçando que “temos uma estratégia muito bem definida, que engloba todo o Concelho e todas as áreas. Não apresentamos medidas desgarradas e avulso”.
O programa eleitoral apresentado pelo PS baseia-se em cinco eixos prioritários, que são a sustentabilidade do território, qualidade de vida e coesão social; vitalidade económica, empregabilidade e empreendedorismo; redes de conhecimento, qualificação e formação; destino turístico de excelência e concelho das artes e da cultura.
É compromisso do PS dar continuidade à aposta na regeneração urbana, já iniciada e que são exemplo as intervenções efetuadas na Avenida Afonso de Paiva, Bairro do Valongo, Rua Conselheiro Albuquerque e em vários bairros da cidade e fora dela.
O candidato socialista afirma que é preciso continuar a “reforçar a rede municipal de espaços verdes, dotados de estruturas e de equipamentos que possibilitem o seu usufruto em práticas de lazer e desporto”. o que já começou a ser feito com o Parque do Barrocal, o Parque Urbano da Cruz do Montalvão, já com projeto de elaboração e junto ao qual “será criado um parque de autocaravanas” e, no futuro, equacionam-se outras intervenções “na Quinta do Moinho Velho, no Vale das Hortas do Ribeiro, na Zona Industrial e outras áreas de interesse”.
Na vertente económica Luís Correia defende que é importante promover e estimular a diversificação industrial, o desenvolvimento tecnológico, inovação, a criatividade e o design, como instrumentos de afirmação e de reforço de competitividade, adiantando que “os projetos do Museu dos Têxteis e a Fábrica da Criatividade, no Bairro do Cansado, inserem-se nesta prioridade estratégica”.
Consciente que o setor agroalimentar constitui um pilar fundamental do desenvolvimento da Região, Luís Correia, avança que é agora a altura de “robustecer a marca Beira Baixa associada aos nossos produtos da terra de excelência comprovada”.
No documento apresentado, a candidatura compromete-se a implementar planos inovadores de combate ao insucesso escolar, concretizar o projeto Beira Baixa Cultural, continuar a aproximar a oferta cultural às escolas e as escolas aos eventos.
No eixo Castelo Branco, destino turístico de excelência, o candidato socialista afirmas que a intervenção da autarquia no mandato que agora termina, permite projetar a execução de outros projetos e avança que “pretendemos dar continuidade ao projeto de aproveitamento dos recursos turísticos na área da Serra da Gardunha, através da recuperação da Colónia de Média Altitude e da valorização da Albufeira de Santa Águeda”.
Numa perspetiva turística, mas também de regeneração urbana, Luís Correia pretende “incentivar a instalação de hostéis na Zona Histórica da cidade” e de unidades de alojamento rural nas freguesias.
Outros projetos do programa são a construção de um centro de desportos náuticos na Marateca, dinamização dos centros de BTT e percursos pedestres e criar circuitos de observação e fotografia da fauna e flora. Com base no trabalho já desenvolvido pretende-se construir a pista da Karting, dinamizar a rede de museus do Concelho, de modo a tornar-se alavanca de promoção turística.
Para reforço da rede museológica, a candidatura compromete-se com a criação de um museu de arte sacra em São Vicente da Beira, “mais uma vez mostrando que este é um programa inte-grador, concelhio, onde todas as freguesias têm um papel importante” afirmou Luís Correia.
Para a candidatura socialista a cultura é um importante fator de iniciativas, sendo que o Castelo de Artes, Festival Literário são para continuar, assim como a aposta na promoção do Bordado de Castelo Branco, com a dinamização do Centro de Interpretação, “vamos também iniciar a preparação do processo de candidatura do Bordado de Castelo Branco a património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO”.
Na vertente artística, Luís Correia quer também fomentar a participação de artistas plásticos consagrados em projetos inovadores e disponibilizar espaços para a criação de arte urbana. Promover ações nacionais e internacionais de Castelo Branco como Cidade Templária é outras das propostas apresentadas.
“O que aqui deixamos é um verdadeiro programa eleitoral forte. Temos orgulho de apresentar um programa que representa uma verdadeira estratégia para o Concelho”, concluiu o candidato socialista, que espera uma “vitória esclarecedora” nas eleições de domingo.
Cristina Valente

27/09/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video