Pedro da Fonseca dá nome a novo autocarro da Câmara de Proença
A Câmara de Proença-a-Nova adquiriu um novo autocarro que batizou com o nome do filósofo conhecido como o Aristóteles Português, o Proencense Pedro da Fonseca.
Com as cores da bandeira do Concelho, o autocarro é ainda revestido de diversas palavras chave associadas à vivência do território, como sejam contemplar, mergulhar, descobrir ou degustar, em português, inglês, espanhol, francês e alemão.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, realça que “a figura de Pedro da Fonseca é, de facto, representativa do querer e da força de vontade das gentes do Concelho. Tendo vivido em Proença-a-Nova até aos 20 anos, ingressou na Companhia de Jesus e, a partir daí, destacou-se entre os seus pares, tendo sido conselheiro do Papa e um filósofo amplamente estudado na Europa do Século XVI.
Para João Lobo é uma questão de justiça tornar Pedro da Fonseca, que nasceu em Proença-a-Nova, em 1528, mais conhecido tanto dentro como fora do Concelho, pelo que “colocar a imagem do Aristóteles Proencense no autocarro é apenas simbólico, a nossa intenção é que as pessoas se interessem e procurem conhecer mais sobre esta personalidade ímpar na nossa história, não só de Proença-a-Nova mas do País, pois soube romper as limitações geográficas e impor-se pela sua sabedoria, conhecimento e também generosidade. São conhecidas as suas ações em prol dos mais des-favorecidos”.Recorde-se que para além desta iniciativa, a Câmara realiza bienalmente o Prémio Literário Pedro da Fonseca que, entre os seus objetivos, está precisamente o de divulgar este filósofo.
O novo autocarro, de 43 lugares, foi adquirido tendo em conta que os outros autocarros propriedade da Câmara, e por imperativo da lei, não podem promover ao transporte em circuitos escolares, ficando por essa via limitados no serviço às comunidades juvenis.