| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

24 de maio de 2017

PELA PRIMEIRA VEZ
Museu da Seda assinala dia Internacional dos Museus

O Museu da Seda da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, assinalou quinta-feira, o Dia Internacional dos Museus.
A celebração da efeméride, assinalada pela primeira vez naquele espaço, contou com a presença de várias dezenas de crianças, em representação dos agrupamentos de escolas de Castelo Branco, do autarca Albicastrense Luís Correia, e de representantes de várias instituições, nomeadamente de outros museus do Concelho.
Maria de Lurdes Pombo, responsável da APPACDM , deu conta da procura que o Museu tem tido, nos seus primeiros cinco meses de existência, com o número de visitantes a ultrapassar já os 1.300.
“Ainda não são os números que desejamos, o nosso objetivo é que o Museu tenho todos os dias muitos visitantes, mas nestes cinco meses, temos tido muita procura, de visitantes de todas as faixas etárias”, afirmou a responsável.
O Museu, único no País, mostra ao visitante todo o processo da seda, desde o bicho, ao casulo, passando pela extração do fio de seda e a sua utilização.
Maria de Lurdes Pombo refere que o espaço começa já a ser procurado por turistas estrangeiros, o que cria a necessidade de adquirir equipamento que permita a tradução durante as visitas guiadas. “Esse será o próximo passo, para receber condignamente os visitantes estrangeiros, de forma a que estes consigam perceber todo o processo aqui demonstrado”, afirmou a responsável.
A instituição está a promover o espaço junto das agências de viagem, o que espera a responsável, vá contribuir para aumentar significativamente o número de visitantes.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, aproveitou a presença de muitas crianças, para as incentivar a visitar a rede museológica do Concelho, que brevemente terá mais dois espaços.
“Brevemente será inaugurado o Museu dos Lanifícios nos Cebolais, um espaço onde poderão conhecer a história dos lanifícios e ver grandes máquinas a trabalhar. E vamos também abrir, até final do ano, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, para que todos possam perceber o Bordado de Castelo Branco”, afirmou o autarca, dirigindo-se aos mais novos.
Para assinalar o dia, todos os presentes procederam a um lançamento de balões, uma atividade de agradou aos mais novos e encheu o céu de cor.

24/05/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video