Monsanto finalista das 7 Maravilhas
Monsanto passou à final do concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Monumento.
O anúncio foi feito durante a Gala da RTP transmitida em direto precisamente a partir de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.
Graças ao voto dos portugueses, Monsanto foi uma das duas finalistas apuradas nesta gala em que estiveram a votação 7 aldeias, incluindo Idanha-a-Velha, também no concelho de Idanha-a-Nova.
O Município de Idanha-a-Nova agradece a todos os que apoiaram as duas aldeias. Foram incansáveis no apoio e apesar de só ter passado Monsanto à final, estamos certos que esta vitória também é de Idanha-a-Velha e das restantes aldeias do nosso concelho.
Agora, Monsanto conquistou o direito a disputar a grande final.
A votação para a final das 7 Maravilhas de Portugal vai decorrer entre 27 de agosto e 3 de setembro, dia da Gala Final em que serão anunciadas as 7 aldeias vencedoras.
A eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias está organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas todos os domingos, por chamada telefónica. As aldeias mais votadas em cada categoria são reveladas nas Galas emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas. Em cada Gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro).
Já foram votadas as Aldeias Ribeirinhas a 9 de julho, as Aldeias Rurais a 16 de julho, as Aldeias de Mar a 23 de julho. A 30 de julho foram votadas as Aldeias Remotas e as Aldeias Autênticas a 6 de agosto. A 13 de agosto as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.
A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte.
As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.