EDIÇÃO DE 2017 EM BALANÇO
Festa de Município com balanço positivo
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, afirma que “por tudo o que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de junho, só posso fazer um balanço muito positivo da Festa do Município, não só pelos músicos que abrilhantaram os diferentes concertos e atuações musicais, mas por todas as atividades paralelas que promovemos, algumas em conjunto com associações e empresas locais, que nos permitiram apresentar um cartaz muito diversificado para públicos também diferenciados”.
Esta posição foi assumida depois de terem passado pelo Parque Urbano Comendador João Martins milhares de pessoas, em especial durante os concertos de Miguel Araújo e convidados, Boss AC e concerto comemorativo dos 40 anos do Grupo Coral. “É com iniciativas como esta que valorizamos o Concelho de Proença-a-Nova, as suas potencialidades e recursos, e também divulgamos a região, este ano em especial a nossa floresta como fonte inesgotável de riqueza”, referiu João Lobo.
Os Sabores da Floresta, realizados no âmbito do PROVERE 2020 Beira Baixa: Terras de Excelência e cofinanciadas pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tinham como objetivo salientar precisamente a gastronomia no âmbito das potencialida- des da floresta, havendo uma área dedicada à restauração e outra à venda de produtos locais e regionais. Nas sessões de cozinha ao vivo dinamizadas, os produtos e sabores da terra foram utilizados nas propostas apresentadas. As receitas do chef Valdir Lubave tiveram como ingrediente chave os cogumelos, referindo que na zona de Belmonte, Covilhã e Serra da Estrela existem catalogadas 100 espécies comestíveis e de fácil reconhecimento, uma enorme riqueza que neste momento está a sair de Portugal para restaurantes de todo o Mundo.
O Centro Ciência Viva da Floresta, que comemora a 21 de julho o seu décimo aniversário, esteve presente no Parque Urbano Comendador João Martins apresentando a novos públicos atividades que dinamiza com alguma regularidade no Centro, uma das quais relacionada também com cogumelos.
O encerramento da Festa do Município foi feito com o concerto comemorativo dos 40 anos do Grupo Coral de Proença-a-Nova, momento que contou com a participação especial da Filarmónica União Sertaginense, do Orfeão de Castelo Branco e da Pirotecnia Oleirense, na criação de um espetáculo de fogo de artifício e música que “fechou com chave de ouro a edição deste ano da Festa. Sem dúvida que os 40 anos do Grupo Coral mereciam um espetáculo desta natureza, eles que são os maiores embaixadores culturais do nosso concelho”, afirmou João Lobo.