Pedrógão Grande
64 mortos confirmados no incêndio
Uma enorme tragédia nacional aconteceu num incêndio florestal que, deflagrou às 14h43, em Escalos Fundeiros, Pedrogão Grande, atingindo proporções dramáticas que até ao momento resultaram na morte de 64 pessoas, além de inúmeros feridos, alguns em estado grave.
Para o local foram mobilizados centenas de operacionais do território nacional, auxiliados pelos mais variados meios terrestres e aéreos que, no entanto, não conseguiram impedir a tragédia que se viveu desde sábado, nomeadamente na Estrada 236, onde as chamas atingiram 47 pessoas que ficaram carbonizadas nos seus veículos. Há relatos de momentos impressionantes de populares que tentaram por todos os meios escapar à violência das chamas. Habitações, veículos, tudo foi devorado nesta tragédia nacional que teve uma enorme repercussão a nível internacional.
A Polícia Judiciária (PJ) atribuiu as causas do incêndio à natureza, pois na altura uma forte trovoada se fez sentir com as inevitáveis consequências.
Refira-se que este fogo, à hora do fecho da edição da Gazeta continuava ativo, sendo de realçar que na sua progressão já tinha inclusive avançado para o Distrito de Castelo Branco, nomeadamente, para a zona de Cernache do Bonjardim, no Concelho da Sertã. Distrito que, aliás, também tem sido palco de numerosos incêndios florestais, entre os quais se destacou, entre outros, o de Casas da Zebreira, próximo de Orvalho, no Concelho de Oleiros.