À CÂMARA DE OLEIROS
Fernando Jorge apresenta recandidatura
A candidatura Tudo por Oleiros do PPD/PSD apresentou, sexta-feira, as listas concorrentes às assembleias de freguesia, à Câmara e à Assembleia Municipal de Oleiros, nas eleições Autárquicas de 1 de outubro.
Miguel Marques, mandatário da candidatura, começou por clarificar questões pendentes com a oposição, nomeadamente no que respeita a algumas das listas às assembleias de freguesia do partido Nós Cidadãos que “não apresentavam o número mínimo legal de candidatos, e como tal não es-tamos aqui para impedir candidaturas, mas a lei eleitoral tem de ser cumprida por todos”. O mandatário acrescentou ainda que “não se pode confundir a candidatura do partido político nos cidadãos com as candidaturas independentes e não pode deste modo, iludir-se os eleitores com uma candidatura mascarada”.
Isabel Costa, representante da JSD Oleiros, mostrou satisfação pelo facto da lista integrar jovens e sublinhou que “não negociamos lugares! Sabemos o que queremos!”.
O deputado do PSD eleito pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Álvaro Batista, destacou que “onde quer que vá, se ouve falar do Cabrito Estonado ou do Trilho dos Apalaches”, pelo que considera que “este presidente e a sua equipa têm conseguido projetar a imagem de Oleiros por todo o País e também além-fronteiras”. Álvaro Batista falou ainda sobre os incêndios, frisando que, apesar da tragédia, “o Concelho tem ainda grandes áreas verdes, em grande parte devido às boas conexões do Dr. Fernando Jorge, que conseguiu mobilizar mais meios para o Concelho comparando com concelhos vizinhos”.
O candidato a presidente da Assembleia Municipal, José Santos Marques, destacou que o tema da fábrica dos Russos “ficou há muito para trás e não pode servir para enganar a população. Tão claro foi o processo que o embaixador Russo se deslocou à Assembleia Municipal e explicou perante todos, os motivos que não permitiram a sua instalação em Oleiros. Nessa ocasião em que a oposição estava presente, nada foi dito sobre o assunto” e como tal, José Marques considera-o “um assunto encerrado, que não pode manchar a atual candidatura do seu sucessor, Fernando Marques Jorge”.
O candidato à Câmara, Fernando Marques Jorge depois de apresentar a sua equipa e todos os candidatos às assembleias de freguesia e respetivas equipas, reiterou o apoio que pretende manter para com as juntas de freguesia, destacando “o importante trabalho que lhes cabe”. Referiu como exceção à regra a Junta de Freguesia Oleiros-Amieira, que “com o dobro dos fundos que a anterior conseguiu fazer apenas quatro anos de campanha política, sem obra feita”.
Em retrospetiva dos últimos quatro anos, o candidato disse “sem medo de ser desmentido, havendo verdade, que tudo aquilo que nos comprometemos e que estava nas nossas mãos foi cumprido ou está em vias de o ser, pois duas ou três promessas estão ainda por concretizar, por atraso na abertura das candidaturas aos fundos estruturais. Por outro lado, foi feito muito mais do que aquilo que foi prometido”, como o apoio à natalidade, à habitação, aos empresários e munícipes; a aprovação da Área de Reabilitação Urbana; a legalização da Zona Industrial Açude Pinto, entre outros.
Fernando Jorge apresentou depois alguns compromissos, como a concretização de uma Área de Reabilitação Urbana para o Orvalho e para o Estreito; a construção de um auditório para 300 pessoas e de um centro multiusos; a criação de duas centrais de biomassa; o apoio aos produtos locais como o mel, o vinho callum, o medronho, assim como o apoio a empresários que pretendam fixar-se no Concelho.
Os candidatos às 10 as-sembleias de freguesia do Con- celho são José Nunes (Álvaro), Luís Alves (Cambas), Regina Fernandes (Estreito-Vilar Barroco), Fernando Mendes (Isna), Vanessa Ferreira (Madeirã), Fernando Alves (Mosteiro), Albino Caldeira (Oleiros - Amieira), Luís Roque (Orvalho), Nuno Marques (Sarnadas de S. Simão) e José Simão (Sobral).