| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

20 de setembro de 2017

Politécnico recebe alunos de todo o Mundo

A Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco recebeu, este ano letivo, um grupo de 25 alunos do Instituto Politécnico de Macau no seguimento dos protocolos de cooperação assinados entre ambas as instituições.
No âmbito desses protocolos, que estabelecem a lecionação em conjunto das licenciaturas em Português e em Ensino da Língua Chinesa como língua estrangeira, respe-tivamente, ficou acordado que o segundo ano de cada um dos cursos será ministrado em Castelo Branco, pelo Instituto Politécnico de Castyelo Branco (IPCB), através da ESE. O obje-tivo principal é permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa, assim como a aquisição de conhecimentos que permita que os últimos anos do curso sejam ministrados em língua portuguesa.
A primeira edição decorre este ano, com a licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como língua estrangeira, enquanto que a licenciatura em Português tem início no presente ano letivo em Macau, pelo que em 2018 o Politécnico receberá entre 25 a 30 alunos também desta licenciatura, passando a receber anualmente entre 50 a 60 alunos, proveniente das duas licenciaturas.
Para o presidente do Politécnico, Carlos Maia, “esta é uma importante etapa para o IPCB e motivo de grande satisfação, porque a vinda destes alunos traduz, por um lado, o reconhecimento por parte do Instituto Politécnico de Macau da qualidade da formação ministrada no IPCB, e por outro porque constitui a concretização das negociações iniciadas há cerca de seis anos atrás com o Instituto Politécnico de Macau”.
Carlos Maia refere ainda que “estes processos são morosos, porque para além das questões pedagógicas e científicas, há também questões formais a resolver, tendo em conta que é necessário compatibilizar as regras vigentes nos dois países e, por vezes, até nos dois continentes. Assim aconteceu com os responsáveis do Politécnico de Macau e assim aconteceu com o Panamá, com os primeiros contactos a serem efetuados em 2014, foram-se resolvendo algumas questões e este ano o IPCB vai receber pela primeira vez também alunos do Panamá”.
O Politécnico tem feito uma forte aposta na captação de alunos estrangeiros, para além dos provenientes ao abrigo dos programas de mobilidade. Carlos Maia refere que “essa aposta tem tido efeitos muito positivos. De salientar que apesar de ainda não terem terminado toda as fases de candidatura, o IPCB já tem matriculados no presente ano letivo 135 alunos ao abrigo do estatuto de estudante internacional, em comparação com 78 do ano anterior”.
Considerando todos os regimes, vão estudar este ano letivo nas escolas do Politécnico alunos de 38 nacionalidades, nomeadamente Polónia, Espanha, Eslovénia, Hungria, República Checa, Turquia, China, Grécia, India, Holanda, França, Itália, Lituânia, Roménia, Bósnia, Bulgária, Brasil, México, Cabo Verde, Peru, Panamá, Colômbia, Moçambique, Moldávia, Timor, São Tomé e Príncipe, Angola, Argentina, Ucrânia, Alemanha, Guiné Bissau, Suíça, Inglaterra, Irão, Palestina, Rússia, Croácia, Japão.

20/09/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video