| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

20 de dezembro de 2017

APROVADO POR MAIORIA EM ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Junta já tem orçamento

A Assembleia de Freguesia realizada dia 14 deste mês, a última deste ano, aprovou, por maioria, com as abstenções do PSD, CDS e CDU e voto contra do BE o Plano de Atividades e Orçamento para 2018.
“Ambicioso, equilibrado e bastante eclético”, foram alguns dos adjetivos com que os deputados da Assembleia classificaram o Plano de Atividades.
O Orçamento é superior a 573 mil euros. Um orçamento que ao nível da receita prevê arrecadar, em termos correntes o montante de 518 mil euros, em receitas 55 mil e de outras receitas 10 euros.
Para Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia, este é um Plano “ambicioso, muito diversificado e que dará resposta às necessidades dos habitantes da Freguesia”.
O Plano incluiu algumas propostas dos partidos da oposição. Uma situação elogiada por todos e que Leopoldo Rodrigues considera que são “propostas adequadas para aquilo que nós achamos o nosso projeto político para a Freguesia de Castelo Branco e concretamente para o Plano de Atividades de 2018 e numa perspetiva construtiva e de inclusão adotamos algumas dessas propostas”.
Diogo Botelho do CDS-PP considerou o Plano ambicioso, em relação ao Orçamento o eleito do CDS prefere falar do mesmo na altura de aprovação de contas, embora o considere “um Orçamento sem problemas graves”.
Filipe Roque, do PSD, considera o plano “bastante eclético e ambicioso” e valorizou o facto de terem sido incluídas propostas dos partidos da oposição.
Na área social o Plano de Atividades inclui a criação de um circuito de mobilidade rodoviária, dos afetos e memórias, para pessoas com mobilidade reduzida, e a construção de balneários públicos na Zona Histórica, um projeto que Leopoldo Rodrigues explicou, será para executar ao longo dos quatro anos de mandato.
A Junta de Freguesia quer já em 2018 realizar uma colónia de férias residenciais para crianças dos seis aos 12 anos, oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos. Ainda na vertente social o plano aponta para a dinamização da iniciativa Freguesia no Feminino e acompanhamento do projeto Lentisc@is em rede. O executivo da Freguesia quer dar mais apoio às atividades das IPSS e outras entidades de solidariedade da Freguesia e promover ações de formação/sensibilização para cuidadores informais.
Na vertente da educação, a Junta de Freguesia vai continuar a apoiar os agrupamentos de escolas em matérias da competência da Junta, nomeadamente com a transferência de verbas para os agrupamentos, verbas destinadas à manutenção, limpeza e expediente das escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar.
Premiar o mérito é o objetivo do prémio que a Junta vai criar e que vai distinguir o Atleta do Ano. Prémio que será atribuído em cada um dos três agrupamentos escolares da Freguesia e que se tenha distinguido pelos resultados alcançados em qualquer prática desportiva. A Junta vai também atribuir três cabazes de Natal às famílias dos alunos mais carenciados nos três agrupamentos escolares.
No ano letivo 2018/2019 a Junta de Freguesia vai lançar o programa Freguesia em debate destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, “que pretende ser um programa destina- do a consciencializar os nossos jovens da importância da participação política e do exercício da cidadania”, afirmou Leopoldo Rodrigues.
Na vertente de Património e Cultura, a Junta de Freguesia vai criar o Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco.
Outra das propostas, nesta área, que Leopoldo Rodrigues destacou foi a recriação de ambientes, uma vez que “pretendemos, em conjunto com a Câmara, requalificar e dinamizar um forno comunitário que existe na Rua de Santa Maria”.
Ainda ligado ao património gastronómico é intenção da Freguesia lançar uma a gastronómica Sabores do Rio, que vai decorrer alternadamente nos Lentiscais e Taberna Seca, “fazendo a ligação das duas localidades aos rios, Ponsul e Ocreza, e à valorização gastronómica”.
A nível Ambiental, Leopoldo Rodrigues destaca a continuidade do projeto Ge(r)minar, no âmbito do protocolo de geminação com Castelo Branco, da Horta, Açores.
Além disso foi incluído no Plano, por proposta do PSD, a realização de ações de sensibilização no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Na vertente desportiva, o Plano de Atividades inclui a realização de várias atividades, em colaboração com associações e clubes da Freguesia, nomeadamente a FESTAND - Festa de Andebol Feminino, em colaboração com a Casa do Benfica em Castelo Branco. Um torneio de futsal da Freguesia para crianças do 1º Ciclo, em colaboração com a Associação da Boa Esperança. Entre outras parcerias, abran-gendo várias modalidades.
Em 2018 e para desenvolver em todo mandato, a Junta de Freguesia vai organizar Os Jogos Olímpicos da Freguesia. “Pretendemos que este seja um projeto de mandato, em que possamos envolver as crianças dos sete aos 14 anos.
Na política de proximidade com os cidadãos, a Junta vai continuar com o Orçamento Participativo, a colocação de painéis exteriores para a fixação de informação de interesse para a comunidade, proposta do BE, e disponibilizar informação sobre serviços de limpeza de mato, para ajudar a população a manter limpas as áreas de proteção das habitações, uma proposta do CDS-PP. Outra proposta da oposição incluída no plano de atividades é o apoio a projetos de arte urbana, proposta pela CDU. A Junta pretende requalificar o parque de merendas dos Lentiscais e arranjar passeios e arruamentos nas anexas da Freguesia, Taberna Seca e Lentiscais.
O novo executivo da Junta decidiu que, além de estar sempre disponível para atender os cidadãos, vai também estar disponível à quinta-feira das 17 às 20 horas, “um horário pós-laboral, que pode facilitar a vinda à Junta de Freguesia de cidadãos que trabalham. Outra novidade no atendimento ao freguês é a abertura da Junta de Freguesia no terceiro sábado de cada mês, das nove às 13 horas”.
Quanto às reuniões do executivo e para permitir uma maior proximidade e aumentar o número de pessoas presentes nas reuniões, o executivo decidiu que a reunião pública terá lugar na terceira quarta-feira de cada mês, às 21 horas.
Leopoldo Rodrigues aproveitou a reunião para anunciar que vai exercer funções em regime de não permanência e que ficará com os pelouros da coordenação, administração geral e obras.
Paula Teixeira, que vai exercer funções em regime de meio tempo, ficará com os pelouros do expediente e arquivo, ligação à Assembleia de Freguesia, processos de contraordenação, ambiente e redes sociais.
Joaquim Abrantes vai exercer funções a meio tempo, ficando com os pelouros de educação e cultura, anexas da Freguesia, património e Casa do Arco do Bispo. Francisco Lourenço, tesoureiro, ficará com os pelouros de contabilidade e tesouraria. Fátima Santos com o pelouro da ação social, Paulo Bernardino com o desporto e Nuno Machado com o pelouro da juventude e inovação.
Cristina Valente

20/12/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video