DEPOIS DE SETE EDIÇÕES SEMPRE EM LISBOA
CCCCB recebe Ilustrarte em abril do próximo ano
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) recebe, em abril do próximo ano, a Ilustrarte 2018 - VIII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância. Um evento que vem para o Interior e mais concretamente para Castelo Branco, depois de sete edições que tiveram sempre Lisboa como palco.
Perante a descentralização desta iniciativa cultural, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realça que surge integrada “numa aposta que temos na política cultural” e sublinha que este “é um evento internacional que trará visibilidade a Castelo Branco”.
Luís Correia destaca, por isso, que a Ilustrarte “tem um papel importantíssimo no caminho da programação cultural de Castelo Brando” e reitera que “é um evento que temos a certeza que vai valorizar e levar Castelo Branco numa perspetiva internacional”.
Sobre a edição da Ilustrarte do próximo ano, a organização adianta que “quase três mil ilustradores de 105 países concorreram, com três ilustrações originais, inéditas ou publicadas nos últimos dois anos, na Ilustrarte 2018”, acrescentando que a oitava edição “atinge assim, por grande margem, um novo recorde de artistas participantes, bem como de países de origem representados”.
É também salientado que “o elevado número de ilustradores, mas sobretudo a enorme diversidade das suas origens, confirmam a implantação da Bienal no panorama da ilustração mundial como um dos maiores festivais internacionais nesta área”.
Nesta edição da Ilustrarte está já confirmada a presença da vencedora da edição de 2016, a ilustradora espanhola Violeta Lópiz.
A Ilustrarte é comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe e tem como mecenas exclusivo a Câmara de Castelo Branco.
De referir, ainda, que a Ilustrarte 2018 - VIII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, ontem, segunda-feira, à hora do fecho da edição da Gazeta estava a ser apresentada na FNAC – Vasco da Gama, em Lisboa, pelo que a notícia é publicada na edição da próxima semana da Gazeta.
António Tavares