| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

2 de agosto de 2017

8, 9 E 10 DE AGOSTO
Penha Garcia viaja até à época dos Templários

A aldeia de Penha Garcia, no Concelho de Idanha-a-Nova, vai recuar no tempo nos dias 8, 9 e 10 de agosto, com as jornadas Penha Garcia Templária organizadas pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Penha Garcia.
Durante os três dias, a partir das 18 horas e pela noite fora, as ruas do burgo vão reviver memórias do seu passado medieval, com recriações históricas, animação itinerante, artes performativas e espetáculos de música e dança.
Mercado medieval, teatralizações, assalto ao castelo, na noite de quarta-feira, dia 9, cortejos, torneios de armas, teatro de fogo, espetáculos de cetraria, músicas e danças populares e multiculturais vão levar os visitantes à época dos Templários.
Durante três dias haverá ainda animação infantil, jogos medievais e comeres e beberes com sabores de antigamente.
O programa começa terça-feira, às 18 horas, com a abertura do mercado, panejamento e acampamento castrense, havendo ainda animação com os Kinessis, Manta de Ourelos e Mozarabes.
Às 19 horas realiza-se um cortejo, bem como uma arruada e a música está de regresso às 20 horas, novamente com os Kinessis, Manta de Ourelos e Mozarabes.
Às 21 horas tem lugar a distribuição de terras para o couto de hominizados de Penha Garcia, regressando a música às 22 horas, com um concerto de músicas e danças populares e atuação dos Kinessis, Manta de Ourelos e Mozarabes.
A partir das 23 horas é apresentado In Taberna Quantum Smmus e Teatro de Fogo.
Quarta-feira, dia 9 de agosto, a abertura do mercado está marcada para as 18 horas. E voltam a atuar os Kinessis, Manta de Ourelos e Mozarabes, aos quais se juntam as Adufeiras do Paul
O cortejo régio e a arruada começa às 18h30, seguindo-se, às 19 horas, o torneio de armas apeado e o adubamento de cavaleiros.
A partir das 20 decorre o espetáculo de cetraria Voo Altaneiro, voltando a atuar os Kinessis, Manta de Ourelos, Moza-rabes e as Adufeiras do Paul, seguindo-se um concerto de música e danças mouriscas.
Às 23 horas há Teatro de Fogo e o assalto aio castelo.
Quinta-feira, dia 19 de agosto, o programa começa às 18 horas, com um cortejo régio, havendo animação musical com os Manta de Ourelos e os Mozarabes.
Às 19 horas realiza-se o torneio apeado de cortesia entre cavaleiros vilões e às 21 horas é a vez da teatralização do recrutamento de homens de armas.
A partir das 22 horas, nos terreiro das praças têm lugar as bailias e as danças ao som da gaita de foles, sendo que às 23 horas se pode assistir a zaragatas entre homens de armas por ciúmes de uma taberneira atrevida.
Às 24 horas são os autos de encerramento da Feira e procede-se à lavagem dos cestos e almotolias.

 

02/08/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video