| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

19 de julho de 2017

10 ANOS DO CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA
Aniversário assinalado com homenagem a Mariano Gago

Proenca CCV FlorestaO Centro Ciência Viva da Floresta comemora, entre sexta-feira e domingo, o 10º aniversário, sendo que nestes três dias a entrada é gratuita.
O ponto alto do primeiro dia de comemoração, sexta-feira, é o descerramento da placa Auditório Mariano Gago, marcado para as 17 horas. Recorde-se que Mariano Gago, professor, cientista e investigador foi ministro da Ciência e o impulsionador da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que atualmente tem uma rede em todo o País.
Segue-se a sessão solene 10 anos Centro Ciência Viva da Floresta que tem como convidados de honra o ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, e a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas. Contará igualmente com as intervenções do presidente do Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, e da diretora executiva do CCVFloresta, Edite Fernandes.
A festa de aniversário, no entanto, começa de manhã, com atividades dedicadas aos mais pequenos, com o ATL de verão do CCVFloresta. A partir das 14h30 é possível ficar a conhecer melhor o projeto Escola BioAromas, provar a famosa chágria, descobrir a variedade de infusões e apurar sentidos.
Para as 15h30 está marcada uma visita ao Jardim das Aromáticas com Fernanda Delgado, professora da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, para conhecer melhor as plantas e suas propriedades e onde será executado um jardim de aromáticas com material reciclado.
As comemorações continuam com a inauguração da exposição O Ouro – da Formação do Universo à Conquista do Espaço, elaborada em parceria pelo CCVFloresta, A Câmara Proença-a-Nova e o Geopark Naturtejo, seguida de uma degustação com o mote Ouro e aromáticas, pelo chef Rui Lopes.
No final do dia há bolo de aniversário e gin da floresta.
Sábado, as atividades de Ciência à la Carte são dedicadas à data festiva.
Domingo é apresentado o espetáculo de marionetas A Floresta, pelo Teatro e Marionetas Mandrágora. Na história apresentada, dirigida a famílias e público em geral, os animais constroem uma festa feita com a natureza e os seus elementos naturais, depois de atravessarem tempos difíceis, homenageando a árvore como o elemento central da floresta.
O CCVFloresta, que conta já com uma década a fazer e divulgar a ciência no Interior, abriu ao público em 21 de julho de 2007 e já recebeu mais de 130 mil visitantes.
Esta infraestrutura tem assumido um papel de relevância no contexto local, uma vez que além de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, o Centro tem cumprido a função de dinamização de um dos atores regionais mais ativos nesta região, que é a floresta. Paralelamente às visitas escolares e atividades para crianças e ao programa científico, promove a interação com a população em geral, disponibilizando outros serviços, como os laboratórios de vinhos e de solos, palestras, conferências e oficinas temáticas.


20/07/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video