CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE EQUITAÇÃO 2017
Bronze para cavaleira Inês Fernandes
Realizou-se no dia 14 de maio na Quinta da Marinha/Cascais o Campeonato Nacional Universitário de Equitação 2017 organizado pela Federação Académica de Medicina Veterinária e apoiado pela Federação Académica do Desporto Universitário, sendo regulamentado pela Federação Equestre Portuguesa e Federação Equestre Internacional.
Na vertente de Saltos de Obstáculos disputaram as medalhas do pódio cerca de 30 conjuntos, sendo a Albicastrense Inês Fernandes com Ben-Hur medalha de Bronze, que muito dignificou a A.E. do Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa e o Hipismo do Distrito de Castelo Branco. Inês Fernandes realizou um percurso limpo, sem derrubar qualquer obstáculo a 1.10m, conseguindo o terceiro tempo, ficando à sua frente apenas, Luís Atayde/Sea Card tm F. Ciências de Lisboa 2º lugar e Marta Pinheiro/Vic Univ. Nova 1º Lugar. As provas foram Tabelas A ao cronómetro sendo atribuído as medalhas do Nacional aos cavaleiros que alcançaram a maior pontuação no somatório das provas de Saltos de Obstáculos.
Catarina Ramos, também Albicastrense, a representar a Associação Académica da Universidade de Évora com o cavalo Surprise, conseguiu o terceiro lugar a 1.00m, não sendo suficiente para atingir o pódio final. O conjunto que recentemente atingiu grandes resultados na rota BRA foi também muito aplaudido e elogiado, não só pela prestação mas também pelo esforço efetuado e pela distância percorrida entre as localidades de Évora, C. Branco, Cascais e Évora.
José Tavares Ramos foi o técnico que acompanhou as duas cavaleiras, não escondendo a sua satisfação pelas prestações alcançadas, tratando-se de um Campeonato Nacional cujo nível é muito significativo.
Estiveram em disputa outros títulos nacionais nomeadamente na vertente de Ensino e Combinado (Ensino/Obstáculos) sendo as representações mais significativas as Assoc. Académica/Assoc. Estudantes do I.S. Agronomia - Universidade de Lisboa, Univ. de Évora, Nova, Católica, A.A. Coimbra, IP. Leiria, E.S. Hotelaria e Turismo do Estoril, Fac. Ciências de Lisboa e I.S. Ciências do Trabalho. As cavaleiras naturais de Castelo Branco a representar o I.S. Agronomia da Universidade de Lisboa e da Universidade de Évora agradecem respetivamente à Associação de Estudantes e Ass. Académica pelo apoio prestado, sentindo-se muito honradas por vestir as cores das suas faculdades. Um agradecimento também à organização, fazendo votos que a edição de 2018 seja de novo um êxito. Uma referência também para a pista de obstáculos da quinta da Marinha, cujo relvado, percurso e todo o envolvimento, muito contribuiu para o sucesso do evento e em consequência para o Desporto Federado e Universitário.