| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

17 de maio de 2017

PROENÇA-A-VELHA
Festival bate recorde e reúne 130 sopas

Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, acolheu, no fim de semana, o XV Festival das Sopas Tradicionais, Acordeonistas e Tocadores de Concertina, organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

Ao todo foram apresentadas 130 sopas, constituindo o novo recorde do Festival. Da sopa de peixe à sopa de cogumelos, das receitas típicas às mais imaginativas, restaurantes, instituições e talentos de toda a região apresentaram as suas sopas e os visitantes ajudaram a escolher as vencedoras.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirmou que “em Proença-a-Velha voltou a ter lugar aquele que é o maior festival de sopas de Portugal, e as maiores felicitações são, necessariamente, para todos os que participaram com as suas sopas”.
Para Armindo Jacinto, o XV Festival das Sopas Tradicionais conseguiu promover, mais uma vez, a prestigiada gastronomia beirã, em particular a sopa, enquanto prato com fortes raízes identitárias na região.
Helena Silva, a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, recordou que “começámos há 15 anos com apenas 13 sopas e hoje superamos sempre a centena”, para destacara que “o crescimento do número de participantes é sinal que temos feito um bom trabalho”.
Na votação dos visitantes no concurso de sopas, na categoria Particulares, o primeiro lugar foi para o Gaspacho, de João Martinho, do Rosmaninhal. Na segunda posição ficou a Sopa de Peixe, de Paula Cruz, de Proença-a-Velha, e no terceiro a Sopa de Peixe, de Joana Dias, de Proença-a-Velha.
Na categoria Instituições/Associações a vitoria foi para a Sopa da Pedra, da MASCAL, do Ladoeiro, seguida da Sopa de Feijão, da Junta de Freguesia de Rosmaninhal, e da Sopa de Grão à Caçador, do Clube de Pesca e Caça Flor do Erges, de Segura.
Na categoria Restauração a vencedora foi a Sopa de Cogumelos, do Vamos ó Manteigas, de Idanha-a-Nova. No segundo lugar ficou a Sopa de Caras de Bacalhau, do Bar-Esplanada O Pelourinho, de Proença-a-Velha, e no terceiro a Sopa de Peixe, do Snack Bar Esplanada, de Idanha-a-Nova.
Na Restauração houve ainda votação por júri, o qual optou pela Sopa de Peixe do Snack Bar Esplanada, de Idanha-a-Nova, ficando nos lugares imediatos a Sopa de Cogumelos, do Vamos ó Manteigas, de Idanha-a-Nova, e a Sopa da Ceifa, do restaurante O Espanhol, de Idanha-a-Nova.
Além de gastronomia o Festival das Sopas também contou com animação musical em permanência. No sábado o recinto acolheu o Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina e no domingo subiram ao palco diversos grupos tradicionais e o artista Augusto Canário e Amigos.

 

17/05/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video