UMA EDIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
Livro conta história de Santa Catarina de Sena
A história de Santa Catarina de Sena, venerada no Ladoeiro, no Concelho de Idanha-a-Nova, é o tema do novo livro para crianças escrito e ilustrado por Joaquina Salgueiro Celestino, com edição da Câmara de Idanha-a-Nova.
Por terras de Santa Catarina de Sena – Chamadas de Ladoeiro é o sexto título de uma coleção infantil dedicada às tradições do Concelho de Idanha-a-Nova.
A sessão de lançamento realizou-se dia 27 de julho, no decorrer da XXI Feira Raiana.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, lembrou, no lançamento do livro, que com a sua dinâmica editorial, a autarquia “tem feito um trabalho importante na divulgação da nossa cultura e tradições, incluindo junto dos mais jovens”.
Joaquina Salgueiro Celestino, que foi professora de História durante cerca de 40 anos, explica o objetivo desta coleção, ao afirmar que “os livros procuram estimular nas crianças o gosto pela sua terra e levá-las a conhecer as tradições do Concelho de Idanha-a-Nova, que são por vezes únicas, no plano mais abrangente da história de Portugal”.
A coleção inclui também A Lenda de Água Murta; O Mistério da Senhora do Loreto; Terra Encantada: Senhora d’Azenha – Monsanto e Penha Garcia; Entre a Serra e o Rio: O Bodo – Senhora da Consolação – Monfortinho e Salvaterra do Extremo e As Festas de São João na terra onde cresce o rosmaninho.
No lançamento do novo livro estiveram presentes o padre Adelino Lourenço e festeiras de Santa Catarina de Sena, raparigas solteiras que orientam e organizam os festejos no Ladoeiro.