ACOMPANHAMENTO DE DOENTES EM DOMICÍLIO
Liga dos Amigos do HAL realiza curso de voluntariado
A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, promoveu um curso para desenvolver cuidados mais justos e dignos aos doentes que se encontram no seu domicílio.
Mais de 40 pessoas participaram na primeira edição do Curso de Voluntários para Acompanhamento de Doentes em Domicílio, promovido pela Liga e que decorreu nos dias 17 de junho, e 1 e 8 de julho, tendo incidido sobre quatro grandes eixos, que foram O voluntariado no setor da saúde, o impacto da bioética e as ações paliativas, cuidar da vida e acompanhamento do doente e sua família e, a dimensão espiritual do doente, sua família e dos voluntários.
De acordo com a organização “a formação, totalmente gratuita, converteu-se num foro de conhecimento e intercâmbio de inquietudes e desafios de todos os que nela participaram. Coordenada por Carlos Almeida, presidente da direção da Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano, destacou-se pela partilha e discussão sobre casos oferecendo a possibilidade aos assistentes de desfrutar do diálogo e conclusões sobre os diferentes debates e temas”.
Peritos em voluntariado, psicologia social, bioética, paliação, luto, espiritualidade, enfermagem, aproveitaram esta ocasião para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências na área do voluntariado no domicilio de doentes vulneráveis e acometidos de solidão.
É ainda realçado que “este curso, sendo a primeira edição, respondeu a necessidades de aprofundar conhecimentos em áreas como as decisões éticas, por exemplo, quando surgem inquietudes sobre o processo comunicacional com o doente, no seu domicilio, a capacidade de tomar decisões, a sujeição a tratamentos farmacológicos, entre outros...)”.
Recorde-se que o Voluntariado Hospitalar da Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano acompanha há 25 anos, no Hospital, pessoas dependentes, muitas delas em fim de vida. Dispõe de espaços hospitalares altamente especializados, mas sobretudo de uma equipa de voluntários e voluntárias que reúnem competências éticas e humanas para cuidar de forma integral o doente, seus familiares e amigos.