INICIATIVA DA ALMA AZUL
Dia Mundial da Fotografia comemorado em Alcains
A Alma Azul dinamiza, sábado, a partir das 15 horas, no Salão Alma azul, que se localiza na Avenida 12 de Novembro, em Alcains, as comemorações do Dia Mundial da Fotografia.
No encontro é homenageado o fotógrafo profissional Alcainense José Pedro Barata, já falecido, e do qual publicou, em Novembro de 2005, uma autobiografia, com imagens seleccionadas pelo próprio, de toda uma vida dedicada a fotografar as comunidades da Beira Baixa. As comemorações do Dia Mundial da Fotografia incluem também a mostra de imagens, a preto e branco, de alunos do professor Carlos Matos, da Escola Secundária de Alcains; fotografias de Sérgio Pereira, de Albergaria-a-Velha, que foi o primeiro aluno a terminar o Curso de Artes de Imagem – Multimédia e Audiovisuais, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e é e colaborador da revista de artes e ideias Alma Azul, além de artista convidado na Residência Artística Malcata 7 Geografias.
Em destaque está também um ensaio fotográfico de Paulo Bernaschina: MY-MAL-CATA, a partir de um texto de Robert Louis Stevenson. Paulo Bernaschina é natural de Coimbra e licenciado em Filosofia. Sábado a Alma Azul convida ainda todos os interessados a trocarem uma fotografia em papel por um livro, entre as 15 e as 17 horas.