Marketing e produtos regionais em debate
A Câmara de Vila Velha de Ródão promove, sábado, um workshop sobre Marketing e Produtos Regionais. A iniciativa está inserida no Festival das Sopas de Peixe, que decorre no Campo de Feiras da vila, sábado e domingo.
Para o presidente do Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “esta é mais uma oportunidade para se debater um tema importante, com especialistas reconhecidos, com vista à valorização dos nossos produtos”.
O workshop tem início às 9h15 com a receção dos participantes. A sessão de abertura decorre meia hora depois e contará com a presença dos presidentes da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira; da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa; da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Luís Correia; e da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB), Sérgio Bento.
Após a sessão de abertura, Luís Simões, consultor da Câmara de Ródão, apresentará o relatório Diagnóstico de Análise Prospetiva – Estratégia para o futuro.
O evento integra ainda dois painéis moderados pelo jornalista da RTP, Jorge Esteves. O primeiro, com início às 10H45, é dedicado ao tema Financiamento. Vão intervir Pedro Dias, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, que abordará a questão dos apoios à criação do próprio emprego; Manuel Morais, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), que falará sobre a própria instituição enquanto parceira estratégica das empresas; e Carlos Fortunato, gestor bancário, que incidirá a sua apresentação sobre a importância do spread e das garantias de concessão de crédito às pequenas e médias empresas.
O segundo painel é dedicado ao marketing territorial. São preletores Carlos Coelho, presidente da IVITY Brand Corp, que dedicará a sua intervenção ao tema Marketing e Produtos Regionais – a sua importância na estratégia de comunicação e internacionalização; Sara Filipe, subdiretora da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), que falará sobre O Ensino e Formação na perspetiva do mercado; e Luís Pinto de Andrade, do CATAA/InovCluster, que aludirá à reinvenção dos produtos regionais.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, refere ainda que no final do workshop, será feito o lançamento da marca do território, reiterando assim a importância do papel das autarquias na dinamização do tecido económico e social, reforçando a caracterização identitária do território.
Este evento realiza-se no âmbito do projeto Âncora de Animação do PROVERE 2020 Beira Baixa: Terras de Excelência com o lema Taste and breath/Prova e inspira e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).