| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

13 de setembro de 2017

Unidade Móvel de Saúde muito procurada nas praias fluviais

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 280 rastreios em 17 visitas às praias fluviais do Concelho, entre julho e agosto.
Em parceria com o Projeto Promover e Integrar do CLDS-3G, esta foi mais uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter com o Sol, aos quais se juntaram diversos rastreios de diagnóstico, junto dos veraneantes na Aldeia Ruiva, Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia e Malhadal.
Pelo segundo ano consecutivo, a UMS realizou esta iniciativa, alertando sobretudo as pessoas para os perigos da exposição excessiva ao Sol, mas também prestou aconselhamento, nomeadamente sobre hábitos alimentares, atividade física, entre outros.
Este ano, a novidade relativamente ao conjunto de rastreios realizados foi a avaliação de bio impedância, que tem como objetivo determinar parâmetros bio-métricos, dos quais se destacam o peso, o índice de massa corporal (IMC), a percentagem de gordura, a percentagem de água, a massa muscular, o nível físico, a massa óssea, o índice de metabolismo basal, a idade metabólica e a gordura visceral.
Regra geral, a maioria das pessoas tem consciência do que lhes é potencialmente nefasto para a saúde, contudo, na opinião do técnico de Diagnóstico e Terapêutica, Carlos Dias, as pessoas continuam à procura de “conselhos sobre hábitos alimentares para redução dos níveis de colesterol e de como aumentar a atividade física tendo em conta certas limitações pessoais”.
Entre os principais problemas de saúde encontrados está o nível de colesterol elevado, mas também a ingestão insuficiente de água e a falta ou insuficiente atcividade física.
Os rastreios foram essencialmente realizados a pessoas de idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, residentes fora do Concelho e que se encontravam de férias nas praias fluviais.
De salientar, ainda, que a população feminina foi a que mais recorreu à UMS nesta época balnear com uma representação de 58 por cento dos atendimentos realizados.
O técnico de Diagnóstico e Terapêutica destaca que o feed-back dos utilizadores dos serviços prestados pela UMS durante a época balnear que agora termina, é muito positivo, sendo que este tipo de ações “constituem o ponto de partida para a prevenção de patologias graves que contribuem grandemente para o aumento da morbilidade e mortalidade das nossas populações”.
Para Carlos Dias, este tipo de ações é proveitoso para todos, pois quando este tipo de cuidados é posto ao serviço não só da população residente no concelho, mas de todos os que nos visitam em tempo de férias “podemos inequivocamente falar numa mais-valia para levar longe e em destaque o nome do nosso concelho. É com agrado que ouço dizer que a UMS e os serviços que presta é mais um motivo para eleger Proença-a-Nova como destino de lazer”, remata.

13/09/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video