DIAS 3 E 4 DE DEZEMBRO EM ESCALOS DE CIMA
Guardiões da Luz promovem sopas
Os Guardiões da Luz, com o apoio da União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa e da Câmara de Castelo Branco, organizam, dias 3 e 4 de dezembro, em Escalos de Cima, a 10ª edição da Feira das Sopas.
O certame foi apresentado segunda-feira, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a realçar que esta “é mais uma ação que temos dentro da estratégia de dinamização das freguesias, com a divulgação dos produtos locais”, destacando ainda que “esta é mais uma oportunidade para os produtores locais terem mais um momento para venderem os seus produtos”.
Luís Correia sublinha também que “estas feiras nas freguesias estão a dar frutos, até porque cada vez mais são apresentadas inovações, novos produtos e novos produtores”.
Por seu lado, o presidente da União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, José Santos Lourenço, começou por “agradecer” aos Guardiões da Luz pela organização do evento e frisou que “nesta décima edição se tenta melhorar o que foi feito até aqui”. Objetivo que foi confirmado pelo tesoureiro dos Guardiões da Luz, Fábio Nunes, ao afirmar que “temos dedicado muito para que a Feira das Sopas cresça”. Assim, continua, este ano, “vamos aumentar a Feira, ter mais produtores e mais animação”, garantindo que “isto não seria possível sem o apoio da Junta e da Câmara”. Posição em que é apoiado pelo vice-presidente dos Guardiões da Luz, David Duarte.
A presidente da Guardiões da Luz, Helena Pires, reforça a estratégia de crescimento da Feira das Sopas que, este ano, além do Pavilhão Multiusos, também contará com duas tendas, sendo que uma das novidades é que os visitantes terão um espaço com mesas e cadeiras para se sentarem e degustarem as sopas.
Para acederem aos espaços, localizados junto ao Largo da Fonte, os visitantes terão que pagar cinco euros, por um kit, que inclui uma malga e duas senhas para sopa, sendo que, depois, cada senha custa 50 cêntimos.
Helena Pires adianta que o certame contará com 11 stands de sopas, desde particulares a restaurantes, passando por instituições, pelo que nos dois dias, os visitantes terão a oportunidade de provar qualquer coisa como 22 sopas. Tudo, porque em cada um dos dois dias cada stand pode apresentar uma sopa diferente, que será avaliada por um júri, que atribuirá prémios monetários aos primeiro, segundo e terceiro classificados.
O programa da Feira das Sopas começa dia 3 de dezembro, às 14 horas, com a disputa do final do torneio de futebol quadrangular.
A abertura do certame está marcada para as 16 horas, com uma arruada com o grupo de percussão tradicional Chibatas, de Castelo Branco, que atua a partir das 17h30.
Às 18 horas realiza-se um workshop de cozinha com Luís Patrício e há animação com a Escola PED, de Braga.
A abertura oficial da Feira tem lugar às 18h30, com a presença de Luís Correia e à noite, a partir das 22h30, atuam os Sons do Minho.
Dia 4 de dezembro, as atividades começam às nove horas, com um passeio pedestre e a Feira abre às 12 horas.
Às 14h30 realiza-se uma arruada com o Grupo de Concertinas da Carapalha, de Castelo Branco, e a animação continua pela tarde dentro, com as atuações dos Bombos da Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, às 15 horas, do Rancho Folclórico de Escalos de Cima, às 17 horas, e do grupo musical Artur & Márcia, às 18 horas.
O encerramento da Feira das Sopas está marcado para depois das 21 horas, após a entrega de prémios.