9 de dezembro de 2015

Celeste Capelo
PCP e BE apoiam o Governo - a CGTP-Intersindical contesta

Esta solução governativa que, e segundo a minha opinião, legitima, introduziu o PCP e o BE como participantes e anuentes das decisões governativas.
Tal acontecimento, não deixa de ser inédito, na nossa história democrática recente, e fez-me lembrar, perdoem-me os mais sisudos nas apreciações que fazem do nosso quotidiano, faz-me lembrar, dizia eu, uma rábula interpretada pela grande actriz de teatro de revista Ivone Silva.
Genialmente ela interpretava um monólogo que se chamava “Olívia patroa e Olívia costureira”. Ainda há pouco tempo a RTP memória apresentou este quadro.
Pois, nesse monólogo, ela interpretava o papel de patroa, apelando ao trabalho, à produtividade, à contenção de custos, para logo de seguida se colocar no papel de costureira empregada, e reivindicar aumento salarial, pagamento especial das horas extraordinárias, subsídio de dedal e da agulha… enfim uma série de situações que nos faziam, e ainda hoje nos fazem rir e nos proporcionam alguns momentos de descontracção.
O conflito que existia naquela personagem que, sendo a mesma pessoa, umas vezes tinha a postura de patroa e, logo de seguida a de empregada, davam a este quadro de revista o aplauso merecido à artista que já não está entre nós.
É por isto que me lembrei da situação do actual Governo.
Como será resolvido este conflito governativo ? PCP e BE apoiando o Governo e, CGTP-Intersindical reclamando com as suas posições reivindicativas?
Vamos a um caso puramente exemplificativo:
O Governo tem de cumprir uma imposição de Bruxelas. Tudo bem. O 1º Ministro ao negociar com os parceiro de coligação parlamentar, retira ao documento uma vírgula, acrescenta e/ou, e o PCP e o BE apoiam.
Logo de seguida vem a CGTP-Intersindical, anunciar uma greve neste ou naquele sector, fazer uma manifestação ? o costume.
A situação política instável que se vive na Europa e no mundo, obrigará Portugal a ser, no mínimo, solidário para com os organismos internacionais aos quais pertence.
O PCP e BE apoiam o Governo, mas a CGTP- Intersindical virá para a rua gritar:
Fora da NATO, Unidade, Organização e Luta. E agora pergunto eu: Organização e Luta contra quem? Contra si próprios? Temos aqui a “OLivia patroa e a Olivia costureira” na versão política de 2015.
Mas no Natal estarão todos de acordo. Este ano até calha bem. O dia de Natal é 6ª feira, com tolerância de ponto na véspera, beneficiamos de uma ponte que é bem vinda, pois é tempo de estar com a família.
Não vou terminar sem desejar a todos os leitores da Gazeta do Interior, à sua direcção e a todos os seus colaboradores, BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO.

10/12/2015
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video