Monsanto
Monsanto atrai milhares de pessoas com a Festa da Divina Santa Cruz
A Festa da Divina Santa Cruz, na aldeia histórica de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, organizada pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, no fim de semana, de acordo com a organização “superou as expectativas”, atraindo “milhares de visitantes a uma arrebatadora viagem no tempo”.
Ao longo dos dois dias realizaram-se recriações históricas, torneios de armas, folias, cortejos, saltimbancos, trovas e danças, mercado medieval e tasquinhas de comeres e de beberes, que animaram o burgo.
As ruas, decoradas a rigor, foram frequentadas por personagens a lembrar os tempos medievais e o programa de animação procurou ir ao encontro de todos os públicos, com propostas culturais e recreativas.
A Festa da Divina Santa Cruz, segundo o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, “permitiu conciliar perfeitamente a vivência medieval com os festejos tradicionais da população de Monsanto, em homenagem à sua heroica resistência no cerco do Castelo”. Armindo Jacinto revelou ainda que “no próximo ano, deverão ser reforçadas as condições de estacionamento e acessibilidade ao local da festa”.
Por seu lado, o presidente da União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Paulo Monteiro, notando a “quantidade de visitantes verdadeiramente excecional”, mostrou-se “muito contente” com o interesse despertado pela Festa da Divina Santa Cruz.
A tarde de sábado contou com animação extra, fruto da emissão em direto, a partir de Monsanto, do programa Aqui Portugal, da RTP1.
A animação medieval foi enriquecida pelos festejos da população local, no domingo, associados ao lendário cerco do Castelo.