| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

29 abril 2015

RALI DE CASTELO BRANCO
Fontes e Barros dão recital de condução à chuva

José Pedro Fontes.jpgJosé Pedro Fontes e Miguel Ramalho, em Citroën DS3 R5, e João Barros e Jorge Henriques, em Ford Fiesta R5, foram os protagonistas do Rali de Castelo Branco, proporcionando um verdadeiro recital de condução à chuva, na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco (ECB).
José Pedro Fontes levou a melhor, conquistando a vitória e repetindo o primeiro lugar do pódio do ano passado, conseguido aos comandos do Porsche 997 GT3 Cup em que era navegado por Inês Ponte.
Com o começo das hostilidades na noite de sexta-feira, com a superespecial disputada na zona da Rotunda da Europa, em que a moldura humana voltou a ser a nota dominante, a liderança do Rali começou por pertencer a João Barros, ao ser o mais rápido a cumprir os 2,20 quilómetros da primeira prova especial de classificação (PEC).
Uma superespecial em que a chuva tornou o piso particularmente escorregadio, levantando dificuldades aos pilotos, quer ao nível da escolha de pneus, quer na condução. Mas foram também essas particularidades que deram uma ajuda ao espetáculo, com muitas das equipas a darem autênticas exibições de condução, como foi o caso, como já é habitual, da dupla Eduardo Veiga/Jorge Carvalho, em Ford Escort MK2.
Sábado os pilotos do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) tiveram pela frente seis PEC e, claro está, um adversário de peso, a chuva, que tal como no dia anterior voltou a levantar grandes dificuldades em termos da escolha de pneus, que foi decisiva, porque numa classificativa tanto se podiam encontrar troços quase alagados, como praticamente secos.
A primeira PEC do dia, que foi a primeira passagem por Alvito da Beira, ficou marcada pelo acidente de João Ruivo, em Renault Clio R3, que ao aterrar mal de um salto perdeu o controlo do carro, resultando numa ligeira lesão cervical no navegador, António Magalhães, que foi transportado para o Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco.
De resto, nas seis classificativas disputadas, José Pedro Fontes e João Barros foram os que melhor acertaram na escolha dos pneus e isso refletiu-se nos tempos alcançados, ficando a grande distância dos mais diretos adversários. Os pilotos do Citroën DS3 R5 e do Ford Fiesta R5 travaram uma luta titânica, com a diferença de tempos a ser em muitos casos de centésimas de segundo, embora sempre com vantagem para José Pedro Fontes, que ganhou as seis PEC, o Rali e, assim, subiu ao comando do Campeonato Nacional de Ralis (CNR).
João Barros, que é sócio da ECB, conquistou o segundo lugar no Rali e ocupa também a segunda posição no CNR, com o terceiro lugar do pódio a pertencer a Carlos Martins/Daniel Amaral, em Skoda Fabia S2000.
Ricardo Moura e António Costa, em Ford Fiesta R5, que lideravam o CNR, não tiveram a sorte do seu lado, e com o quarto lugar conseguido em Castelo Branco, caíram para o terceiro lugar.
Ainda no CNR, entre os sócios da ECB é de destacar as prestações das duas equipas dos irmãos de Alcains, Herlander Trindade/Palmira Martins, em Subaru Impreza, e Nelson Trindade/Roberto Santos, em Mitsubishi Lancer EVO IX, que se classificaram no 13º e 14º lugares, respetivamente.
Destaque também para a RGT, onde os Porsche 997 GT3 Cup das duplas Gil Freitas/Jorge Carvalho e Carlos Vieira/Luís Ramalho atraíram a atenção do público, com a vitória a sorrir aos primeiros.
No Campeonato FPAK Centro, a dupla vencedora foi André Cabeças/Luís Sá, em Mitsubishi Carisma, sendo de destacar também o segundo lugar conquistado pelo sócio da ECB e piloto de Silvares, Fernando Teotónio, navegado por Luís Morgadinho, em Mitsubishi Lancer Evo VI, enquanto Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Lancer EVO VI, ficaram no terceiro lugar.
Já no Ladies Rally Trophy a vencedora foi a dupla Isabel Ramos/Lígia Albuquerque em Renault Clio, seguida de Rosário Sottomayor/Ana Santos Martins, em Skoda Fabia RS, e Daniela Rodrigues Laura Natividade, em Citroën Saxo.
No Challenge DS3, com os Citroën DS3 R1, as três primeiras duplas foram Ricardo Sousa/Carlos Silva, André Rodrigues/António Rodrigues e Ricardo Roda/Eurico Adão.
No Nacional de Clássicos, a vitória foi para um piloto da ECB, Aníbal Rolo, em Renault 5 Turbo, que acompanhado por Daniel Rolo, deixou na segunda posição João Mexia Leitão/Nuno Machado, em Porsche 911 Coupé, e na terceira José Mendes/Alexandre Ramos, em Volkswagen Golf.
No que respeita ao Rali 51º Aniversário Escuderia Castelo Branco, o vencedor foi Nuno Santos com Rui Vieira, em Peugeot 206. Na segunda posição ficou a dupla Fábio Santos/Ricardo Sismeiro, em Peugeot 205 GTI, e o terceiro lugar foi para o albicastrense Manuel Esteves, navegado por Fábio Esteves, em Renault Clio Williams.

29/04/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video