Com a presença de D. Afonso Henriques
Monsanto celebra Festa da Divina Santa Cruz
A aldeia histórica de Monsanto, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebe, sábado e domingo, a Festa da Divina Santa Cruz, organizada pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.
Com esta iniciativa Monsanto retorna aos tempos de vila templária e é possível viver a história, a tradição e todo o património cultural daquela que é considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal. Ao longo dos dois dias não faltará animação, com recriações históricas, saltimbancos, trovas e danças, assalto ao Castelo, torneios, mercado medieval, cortejos pelas ruas do burgo, medos, bruxas, folias, jogos e tasquinhas. A enriquecer esta viagem medieval estão os festejos tradicionais da população local, em homenagem à heroica resistência no cerco ao Castelo.
O programa tem início sábado, às 14h30, com a abertura do mercado, ao que se segue uma arruada.
A partir das 16 horas realiza-se o cortejo de D. Afonso Henriques, Século XII, e uma hora depois, às 17 horas, no Posto de Turismo, é apresentado o livro A antiga Capela de Nossa Senhora do Socorro (Monsanto da Beira), da autoria de Adelaide Salvado.
As danças e bailias chegam ao terreiro do mercado às 18 horas, seguindo-se outra teatralização, às 19 horas, denominada Comidas e beberes com sabores de antanho.
Às 20 horas tem início um dos momentos altos da Festa da Divina Santa Cruz, que é uma ceia medieval, que contará com a presença de D. Afonso Henriques e na qual não faltará vinho, febras na brasa, arraial, falcoaria e danças medievais, sendo que as inscrições podem ser feitas através dos telemóveis 967033102 e 966515449.
Às 21 horas é feito o anúncio de convocação do Alvazil e do Almotacem por parte do Almoxarife, para organizar a Festa Almorávida de Monsanto.
Isto, enquanto a partir das 22 horas de pode assistir à ocupação da cidadela pelo bando de homens de armas de Geraldo Geraldes (1166).
A partir das 23 horas realiza-se o espetáculo de malabares de fogo intitulado Maré Tenebrum.
De referir, ainda, que sábado à tarde o programa Aqui Portugal, da RTP1, é transmitido em direto, a partir de Monsanto.
Domingo, o programa começa às 8h30, com um passeio pelas duas aldeias históricas do Concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto e Idanha-a-Velha, podendo as inscrições ser feitas através do telemóvel 965461858.
Depois de uma arruada, às 11h30 o Rancho Folclórico de Monsanto faz uma saudação à Senhora do Castelo, à porta da Igreja Matriz, onde, a partir das 12 horas, é celebrada uma missa que conta com a atuação do grupo coral polifónico Canto e Encanto, seguindo-se uma procissão. Às 13 horas tem início um cortejo pelas ruas em que D. Afonso Henriques recebe a amizade de Ibn Quasd, oferecendo-lhe uma lança, um escudo e um cavalo, que são os símbolos da Ordem do Templo.
O Rancho Folclórico de Monsanto atua no Castelo, a partir das 15 horas e às 16 horas realiza-se o tradicional lançamento do pote.
Na praça de armas do Castelo, a partir das 17 horas, realiza-se um torneio de armas a cavalo, de cortesia entre cristãos, mouros e moçárabes, seguindo-se, às 18 horas, a teatralização de uma venda de escravos.
Às 19 horas tem lugar a saída de Monsanto de D. Afonso Henriques e o programa termina depois das 20 horas, com um concerto de música e danças populares.