Agrupamento de Escolas Nuno Álvares
Prémios de mérito para mais de 200 alunos
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares (AENA), de Castelo Branco, realizou domingo, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, a cerimónia de entrega de prémios de mérito e excelência aos alunos que obtiveram melhores classificações no ano letivo 2014/2015.
Na cerimónia, que se realizou pelo segundo ano consecutivo, foram distinguidos mais de 200 alunos, dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, bem como do Ensino Secundário.
Numa tarde em que não faltou a animação musical, o diretor do Agrupamento, António Carvalho, começou por realçar que a ação conjunta de professores, funcionários e encarregados de educação “foi fundamental para que os resultados obtidos atingissem valores de excelência”e destacou que “quanto maior for o empenho, a participação e a articulação entre estes esteios fundamentais na educação das nossas crianças e jovens, melhores serão certamente os seus resultados académicos, mas, acima de tudo, melhores cidadãos estaremos a formar”.
António Carvalho deixou também uma “palavra muito especial aos pais e encarregados de educação, cuja função se distingue de forma vincadíssima neste processo educa-tivo em que todos estamos envolvidos”, porque “ser pai, ser mãe, ser responsável pela educação, pela preparação de uma criança ou jovem para enfrentar o mundo de hoje não é tarefa fácil”.
Uma matéria em relação à qual destacou que “a escola tenta, diariamente, identificar e conhecer melhor os problemas que se vão colocando a cada um dos nossos alunos, procurando igualmente as melhores respostas para a sua superação, mas o papel que vos cabe é insubstituível. Sem a vossa colaboração e ajuda constantes, diria mesmo que sem a vossa cumplicidade, não seremos certamente bem sucedidos na missão que nos cabe”.
Claro está que no centro das atenções estavam os alunos, “afinal de contas os mais importantes, aqueles que justificam a nossa presença nesta cerimónia, mas acima de tudo justificam o nosso trabalho e a nossa dedicação ao longo de todo o ano letivo. É para vós que a escola existe e é por vós que todos nós trabalhamos”.
O diretor do Agrupamento avançou, por isso, que “hoje vamos enaltecer os que obtiveram resultados de excelência e, por essa via, se destacaram ao longo do ano letivo 2014-2015. Trata-se de premiar o trabalho, o esforço, a persistência, a entrega, a dedicação, o brio que colocaram no vosso percurso escolar. Por isso mesmo, não posso deixar de vos endereçar os meus sinceros parabéns e dizer-vos de uma forma muito sentida, que vocês fazem de mim um diretor orgulhoso, por ter tido e continuar a ter o privilégio de conviver e trabalhar com tão bons alunos, por de alguma forma ter contribuído e estar a contribuir para que sejam crianças e jovens com sucesso, mas acima de tudo felizes”.
António Carvalho também não se esqueceu dos alunos que não foram distinguidos, ao afirmar que “não deixam de merecer uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram e dizer-lhes, de uma forma muito clara, que, apesar de não terem atingido os melhores resultados, sabemos bem o esforço e o sacrifício que muitos colocaram igualmente nos seus estudos”.
Palavras de incentivo que também foram proferidas pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que, ao dirigir-se aos alunos que não foram distinguidos, apelou para que “não desanimem. Continuem a acreditar em vocês”.
Antes, Luís Correia tinha elogiado o Agrupamento, referindo, por exemplo, que “está bem colocado em todos os rankings”, sublinhando que “os rankings não dizem tudo em relação ao trabalho feito, mas dizem muito”.
Quanto aos alunos distinguidos, Luís Correia deu-lhes “os parabéns pelo trabalho desenvolvido, pelo vosso esforço” e garantiu que “o mérito dá muito trabalho”.
Tudo, para concluir que “esta é uma meta importante, mas é preciso continuar e verem isto como uma motivação”.
António Tavares