No âmbito de uma operação de fiscalização a um estaleiro
SEF detém dois estrangeiros em Castelo Branco
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve dois cidadãos estrangeiros no Distrito de Castelo Branco, no âmbito de uma operação de fiscalização a um estaleiro de construção civil, realizada dia 19 deste mês.
Segundo o SEF, no decurso da ação de fiscalização a um estaleiro de construção civil, “foram identificados mais de seis dezenas de cidadãos nacionais e quatro cidadãos estrangeiros, tendo, dois destes, sido detidos”.
Sobre um dos estrangeiros detido, de 39 anos, pendia uma medida cautelar de pedido de paradeiro para notificação, no âmbito de processo, já em curso, de afastamento coercivo de Portugal.
“Este cidadão, no ato de identificação, tentou ocultar a verdadeira identidade, mediante utilização de documento de identificação alheio, motivo pelo qual foi detido”, lê-se no comunicado.
Nesta operação, o SEF deteve ainda um segundo cidadão estrangeiro, de 45 anos, por se encontrar “indocumentado” e em “situação ilegal” no País.
Este detido, fica a aguardar o decurso do processo num Centro de Instalação Temporária por ordem do tribunal, tendo em vista a sua expulsão do território nacional.
Da ação realizada resultou a aplicação de uma contraordenação à entidade patronal, por emprego de mão de obra estrangeira ilegal, a qual poderá ascender aos 10 mil euros.
A operação realizada teve como objetivo controlar a permanência de cidadãos estrangeiros e dissuadir a exploração de trabalhadores imigrantes em situação irregular.