145 mil euros investidos
CIMBB dota bombeiros com novos equipamentos de combate a incêndios
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) já equipou 50 por cento dos bombeiros dos concelhos que a integram, com novos equipamentos de combate a incêndios, num investimento total de 145 mil euros. “O nosso objetivo é que os bombeiros dos municípios abrangidos pela CIMBB, tenham cada vez melhores condições de segurança no combate aos incêndios”, refere em comunicado o presidente da CIMBB, João Paulo Catarino.
Cinquenta por cento dos efetivos das corporações de bombeiros dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (que integram a CIMBB), receberam novos equipamentos de combate a incêndios, num investimento total de 145 mil euros.
“Congratulamo-nos por podermos dar este contributo que, sabemos, não responde ainda à totalidade das necessidades dos efetivos das corporações, mas é um passo que permite hoje melhor proteção no terreno”, adianta João Paulo Catarino.
A CIMBB entregou até ao momento 182 pares de botas de combate a incêndios em espaços naturais, 385 fatos de proteção individual compostos por calças e dólmen, 193 pares de luvas, 195 cogulas (capuzes) e 182 capacetes florestais.
Estes equipamentos resultam de uma candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), no âmbito do QREN, e contou ainda com a parceria da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e dos municípios da CIMBB, que asseguraram a parte do financiamento não englobada nos fundos comunitários.
João Paulo Catarino considera fundamental este tipo de cooperação entre as diversas entidades e espera que mais seja feito nesse sentido.
“Faz todo o sentido que a administração central delegue competências nas CIM enquanto órgãos supramunicipais com uma visão mais abrangente do território e das suas necessidades, nomeadamente nesta área”, sublinhou. A entrega dos novos equipamentos iniciou-se em outubro do ano passado e terminou agora, com a entrega dos equipamentos aos bombeiros de Oleiros e de Proença-a-Nova. A diferença nas datas de entrega entre as corporações de bombeiros, prende-se com a alteração feita em 2013, na constituição da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul que passou a integrar os concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, adotando a atual designação de CIMBB.