organização da equipa municipal de mediação intercultural de castelo branco
Praça 25 de Abril recebe iniciativa Unir Culturas
A Equipa Municipal de Mediação Intercultural de Castelo Branco organiza hoje, quarta-feira, a partir das 14h30, na Praça 25 de Abril, junto ao Cybercentro de Castelo Branco, a iniciativa Unir Culturas, no âmbito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.
O programa tem início às 14h30, com a sessão de abertura, seguindo-se a apresentação do vídeo Duas mentes diferentes – Discriminação, racismo e xenofobia, da autoria de Danilo Gomes, que é aluno da escola Tecnológica e profissional Albicastrense (ETEPA), e que conta com a participação das crianças e jovens do ATL Vida A Cores da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
As atividades continuam com uma intervenção de Margarida Morgado, que é docente da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco e membro da RESMI.
De seguida é apresentado o vídeo Mediação intercultural como instrumento de saúde familiar – em contexto institucional, da autoria de Adriana, Ana, Carolina, Rita e Carolina, alunos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), com apresentação de José Preto, que é docente da ESALD e de elementos da RESMI.
Tributo Manuel D’Novas é a exposição, dramatização e danças tradicionais de Cabo Verde, da autoria de Ivânia monteiro e Maria Teresa Martins, é o trabalho que é apresentado de seguida.
São também apresentados os trabalhos do projeto Passaporte Global da Associação Amato Lusitano.
Não faltará também animação de rua, uma coreografia ensaiada no âmbito da participação do evento mundial 1 billion rising pelas crianças e jovens do ATL A Vida A Cores, bem como a música com os cavaquinhos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), tatuagens em Hena, uma mostra gastronómica da Escola Profissional Agostinho Roseta e stands com apresentação e divulgação de vários serviços da comunidade albicastrense.