João Belém
O Sarau
Sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. A palavra tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontece, geralmente, no fim do dia. Pode envolver dança, poesia, filmes, música, pintura, teatro etc.
Os saraus têm vindo a ser,nos últimos anos, retomados e reinventados pelas escolas como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos de uma forma descontraída, criativa e muito mais envolvente.
É um momento que resulta de um somatório de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas que foram adquiridas durante o ano. Ao promover esses encontros, a Comunidade Escolar ultrapassa seus muros estabelecendo-se e fortalecendo-se como um pólo cultural local.
Além disso, o sarau é também um momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e estimula-as a refletir sobre ela a partir de outras linguagens apreendidas.
Foi assim, neste contexto, que assistimos no final deste ano letivo à apresentaçãodos Saraus da Educação Especial, do 3º ciclo e Secundário e do Pré – Escolar, 1º e 2º ciclo pelo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano.
Nos três saraus apresentados além da colaboração e apoio logístico imprescindíveis do Instituto Politécnico, Câmara Municipal de Castelo Branco e PSP, houve uma colaboração e entrega de toda a comunidade escolar do agrupamento desde os alunos passando pelos assistentes operacionais e pelos professores nunca esquecendo o apoio sempre importante dos pais que possibilitou uns momentos de confraternização e visualização de uma parte do muito de bom que se faz na escola.
Durante toda a organização dos eventos em causa, é pois importante incentivar o trabalho em equipa, a auto-organização, a criatividade e a improvisação, além de trabalhar valores como cooperação, ética e solidariedade.
O processo é muitas vezes tão importante quanto o produto final.