| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

24 junho 2015

Sociais-democratas distritais apresentam propostas para o setor social
PSD propõe criação de casa de abrigo para vítimas de violência doméstica

Manuel Frexes.jpgA Comissão Distrital do PSD de Castelo Branco quer ver reforçada a oferta de serviços no setor social e propõe a criação de uma casa abrigo de proteção às vítimas de violência doméstica bem como a criação de uma estrutura na área das demências devido à necessidade de haver cuidados diferenciados e de maior especialização para os utentes.
Estas e outras propostas foram apresentadas na passada segunda-feira, numa conferência de imprensa realizada na sede do partido em Castelo Branco.
“O setor social nunca atingirá os seus objetivos se não for partilhado com a sociedade civil”, referiu o presidente da distrital do PSD durante a apresentação das propostas sociais-democratas para a área social.
Manuel Frexes sublinhou que só em conjunto se podem conseguir soluções para os mais carenciados e adiantou que é necessário “haver respostas diferentes para situações diferentes”.
Sobre o conjunto de propostas apresentadas e cujo trabalho nesta área foi coordenado por Mário Minhós, o líder dos sociais-democratas distritais explicou que a comissão responsável pela elaboração destas propostas se focou nas questões que o partido considerou mais prementes.
Após a caraterização do setor social e solidário do distrito, que emprega mais de 4.200 pessoas, grande parte delas “muito qualificadas e portadoras de habilitações superiores nas áreas sociais e ciências médicas”, os sociais-democratas focaram-se na apresentação de um conjunto de propostas para o setor.
E, de entre estas, destacam-se a criação de uma casa de abrigo de proteção às vítimas de violência doméstica, uma estrutura na área das demências ou a criação de centros de noite junto de comunidades que estejam mais isoladas e que em termos de proximidade estejam deficientemente servidas por lares.
A requalificação de equipamentos sociais, sobretudo os de primeira geração (anos 80 e 90) é outra das preocupações do PSD bem como a promoção no distrito de Castelo Branco de um projeto piloto de Aldeia IPSS, destinada ao turismo residencial sénior, cuja assistência poderia ser assegurada pelas atuais Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), fora do esquema de ajudas públicas.
A profissionalização das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ) com vista à melhoria da sua capacidade de atuação é outro dos objetivos dos sociais-democratas, assim como a implementação de Comissões de Proteção de Idosos nos concelhos do distrito.

24/06/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video