| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

24 junho 2015

CLUBE DE TEATRO AFONSO DE PAIVA
Junho marcado por estreias de Almeida Garrett e Manuel António Pina

O Clube de Teatro Afonso de Paiva, grupo do 3º Ciclo, apresentou, dias 3 e 4 deste mês, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, a peça Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, encenada pelos professores responsáveis pelo Clube.
A estreia teve lugar na noite de dia 3, numa sessão aberta à comunidade educativa, onde estiveram presentes encarregados de educação, pais, familiares, alunos, professores e pessoal não docente, tendo-se seguido a apresentação aos alunos do 9º ano, na manhã do dia 4.
Os responsáveis pelo Clube afirmam que “este momento tão ansiado só foi possível graças ao admirável trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano, pois, desde a primeira hora, estes aceitaram o desafio de trabalhar um texto exigente, mas muito rico e pleno de humor. Ao longo dos muitos ensaios, o grupo cresceu, a cumplicidade, a amizade e a solidariedade também e todos sentiram que o papel de um era o papel de todos. Assim se consolidou, também, o gosto pelo teatro”. Já dia 12 deste mês, o grupo do 2º Ciclo, estreou, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco, a peça A Guerra do Tabuleiro de Xadrez, de Manuel António Pina.
A peça, baseada num olhar profundamente poético e simbólico sobre o absurdo da guerra e dos conflitos, que desperta as consciências e oferece a esperança da paz, contou com duas sessões para os alunos do 2º Ciclo, sendo depois apresentada, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, aos pais e à comunidade.
Refira-se que este é o segundo ano de atividade do Clube de Teatro Afonso de Paiva, sendo que ano letivo que agora terminou a oferta foi alargada aos alunos do 2º Ciclo, pelo que o Clube contou com três grupos, dos do 2º Ciclo e o outro do 3º Ciclo.
De referir, também, que ao longo do ano letivo foram apresentadas três peças, em várias sessões, sendo sempre uma delas à noite, de modo a possibilitar a presença da comunidade.
Os responsáveis pelo Clube adiantam que “na orientação do trabalho, os professores responsáveis pelo Clube têm procurado conciliar as características dos alunos a uma seleção de textos de qualidade, preferencialmente de autores portugueses de reconhecido valor literário”, relembrando que nos dois anos de atividade já foram encenadas peças de Alice Vieira, Vicente Sanches, António Torrado, Almeida Garrett e Manuel António Pina.

24/06/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video