A FAMÍLIA E O ATLETISMO
Família Lopes
Foi em plena Serra da Estrela, mais propriamente em Manteigas, que José Lopes, no ano de 1980, realizou a sua primeira prova de atletismo, representando a Associação Desportiva de Manteigas. Desde então nunca parou, fazendo várias provas em representação de clubes como a Casa do Povo do Ferro, Amigos do Bairro Municipal, Grupo Desportivo da Bouça e Estrela Campo de Aviação, seu atual clube. Dessas provas, destaca a sua primeira maratona, realizada no ano de 2009 em Badajoz e a Maratona de Paris, em 2013. E foi em 2008 que “ consegui uma realização pessoal, ao conseguir convencer a minha esposa a praticar atletismo”, afirma José Lopes. E não foi fácil. Segundo Eugénia Lopes “o meu marido sempre me alertou para os benefícios da prática desportiva, mas eu tinha excesso de peso e tinha vergonha de correr. Ele tanto insistiu que eu comecei a correr. A primeira vez corri cinco minutos e ia morrendo com falta de ar”. Mas não desistiu e a sua primeira prova foi Castelo Branco-Alcains. E Eugénia Lopes recordará esse dia para sempre. Diz que “nunca mais vou esquecer a emoção de ter realizado uma corrida de oito quilómetros. O convívio e o apoio dado pelos outros atletas que passavam por mim foram excelentes.” Em 2009 fez, em Cáceres, a sua primeira meia maratona, e em 2014, Lisboa foi o local escolhido para realizar a sua primeira maratona. Depois de ter representado o Grupo Desportivo da Bouça, veste agora as cores do Estrela Campo de Aviação.
Moram na Covilhã e é aí que treinam. Durante a semana “cada um de nós faz o treino adaptado às suas necessidades. Ao domingo, quando não temos prova, optamos por treinos em convívio com outros atletas” diz José Lopes. E se para José Lopes o dia antes das provas é normal, Eugénia Lopes diz que “como ainda não tenho a mesma confiança, e dependendo do tipo de prova, a véspera é de nervosismo e o dia da prova é de ansiedade”. E quando perguntamos a Eugénia Lopes o que significa ter o marido a praticar o mesmo desporto que ela, responde sem hesitar “cumplicidade, companheirismo e apoio incondicional”. Para José Lopes ter a sua cara metade a correr a seu lado “significa partilha e companheirismo”.
Ambos pretendem continuar a participar nos eventos desportivos, dinamizando e divulgando a prática desportiva de forma saudável. E Eugénia Lopes acrescenta “continuar a cativar mais mulheres para a prática do atletismo, pois o mesmo não é só competitividade mas também convívio e amizade desportiva”.
MG