Associação Terras do Barro dinamiza jovens da Freguesia de Telhado
Situada no Concelho do Fundão, a Freguesia de Telhado teve em tempos uma grande atividade relacionada com os trabalhos em barro, matéria-prima que existe em grande quantidade nesta zona da Cova da Beira. Hoje em dia, Telhado e Freixial, que são as duas localidades da Freguesia de Telhado, têm populações pequenas onde o número de jovens é reduzido. Mas isto não foi impeditivo para que, no dia 18 de janeiro de 2007, tenha sido fundada a Associação Terras do Barro, Cultura e Desporto. Segundo Rui Infante, grande impulsionador da prática desportiva nesta freguesia, a Associação Terras do Barro “surgiu para dar um novo balanço a prática desportiva na Freguesia e seus lugares com uma natureza mais formativa e federada.” Com sede na Rua 11 de Abril, a Associação Terras do Barro tem secção de basquetebol, onde tem vinte e dois jogadores a praticar mini-basquetebol, secção de ténis de mesa que conta com seis jovens praticantes e secção de atletismo, onde existem quinze jovens a praticar atletismo. E, segundo Rui Infante, “estamos a pensar em criar uma escolinha de futsal”. Um projecto que poderá avançar no próximo ano com os novos órgãos sociais, eleitos para o biénio 2016/2017, e que conta com Margarida Nogueira como presidente da direção (ver notícia na página 14).
No atletismo, participam em provas de estrada e de pista e já tiveram alguns atletas a representar a Seleção Distrital de Atletismo em provas nacionais. Para a presente temporada Rui Infante afirma que“ temos dois objetivos importantes. Consolidar o trabalho de evolução técnica dos atletas de estrada e de pista e incutir-lhes o espírito de socialização desportiva”.
Sobre o Troféu Gazeta Atletismo, Rui infante salienta que “toda a direção da Associação Terras do Barro incutiu a valorização que represente para os atletas e para o clube um troféu de regularidade e único que o nosso distrito tem, e defendemos que deve continuar”. E acrescenta “na altura desta entrevista estamos em dezembro. Pensamos ser possível conquistar dois desses troféus nos escalões de formação.” E encontram-se no bom caminho. O infantil Rui Alfredo é primeiro no seu escalão, levando, depois de retirados os dois piores resultados de cada atleta atá ao momento, sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O Iniciado Rafael Canaria também se encontra no lugar mais alto do pódio, com catorze pontes de vantagem sobre o segundo classificado.
Manuel Geraldes