João Belém
Trabalhos para Casa?
Associado aos resultados dos testes de PISA de 2012 foi publicado um relatório da OCDE intitulado “ Does homework perpetuate inequities in Education ? “ - Os Trabalhos para casa perpetuam as desigualdades na Educação ?.
Da sua leitura, aparentemente ninguém, direta ou indiretamente envolvido nos TPC (sigla conhecida no universo de todos que significa Trabalhos Para Casa), parece gostar da atividade.
Assim, desde os alunos, que na generalidade os detestam, passando pelos pais que muitas vezes duvidam da sua eficácia pois eles constituem para eles um acréscimo de trabalho e terminando nos professores que não obstante se sintam no dever de os marcar muitas vezes não têm tempo de os corrigir, muitos chegam à conclusão que estes são muitas vezes sinónimos de obrigação ou castigo para problemas de indisciplina.
Do mesmo relatório sobressai também um grande inconveniente dos TPC: contribuem para o aumento das desigualdades socioeconómicas nos resultados dos alunos...
“ Dados recolhidos pela organização demonstram que, para os 38 países envolvidos na análise, os alunos oriundos de meios socioeconómicos mais favorecidos, comparativamente aos seus colegas provenientes de meios mais desfavorecidos, dedicam, em média mais 2h, (no caso português) por semana a estas atividades, obtendo daí melhores desempenhos escolares, sobretudo na matemática.
Esta confirmação que os TPC ‘beneficiam’ de forma distinta os alunos oriundos de diferentes contextos socioeconómicas não é nova pois diversos estudos na área da Economia da Educação têm demonstrado esta evidência. Em concreto, é referido que os alunos oriundos de meios menos favorecidos não têm, muitas vezes, condições adequadas em casa para um estudo eficaz e/ou não recebem dos seus pais apoio nesta tarefa, quer por manifesta falta de tempo, quer por falta de capacidade (baixos níveis de escolaridade e/ou habilitação) ”
Mas para além do controverso (na minha opinião) tipo de argumentação apresentado, é essencial sublinhar a importância dos TPC, pois estes são um recurso pedagógico que, se bem planeado, amplia o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos abordados na sala de aula, assim como os ajuda a desenvolver critérios de responsabilidade, autonomia, compromisso e consciência em relação ao próprio progresso do conhecimento adquirido.
Por ser uma atividade desenvolvida em casa, é inevitável que os pais se sintam envolvidos pelos deveres dos filhos e por isso, se me permitem, lembro que “ o segredo é ajudar sem oferecer respostas prontas”.
Quando eles não sabem a resposta, os pais devem orientá-los a buscar a solução indo ao dicionário, à internet, à consulta de livros e/ou aos mais variados meios de conhecimento, mas tentar nunca dizer imediatamente a resposta correta.
Neste contexto penso pois que a realização dos trabalhos de casa (os deveres) tem influencia positiva na auto estima do aluno, na sua capacidade de ousar, pensar e buscar soluções sobressaindo por isso a importância de estabelecer horários e locais para que eles criem rotinas, autonomia em relação às tarefas que têm de realizar.
Penso que todos devemos empenhar-nos nesta tarefa pois eles permitem a prática com conteúdo, de conceitos e competências, melhorando o desempenho dos alunos no seu percurso escolar.