RALICROSS/KARTCROSS ESCUDERIA CASTELO BRANCO
Máquinas regressam à pista a 30 e 31 de maio
A Escuderia Castelo Branco (ECB) organiza, dias 30 e 31 deste mês, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, junto à Reta do Lance Grande, na saída da cidade em direção a Idanha-a-Nova, o Ralicross/Kartcross.
A prova foi apresentada no fim de semana, junto à Rotunda da Europa, numa atividade da Escuderia que permitiu aos albicastrenses ver em ação, numa pista improvisada, algumas das máquinas que estarão em competição na prova a realizar no final do mês.
O presidente da Escuderia, António Sequeira, começou por realçar que “sem a colaboração da Câmara de Castelo Branco não era possível estarmos aqui”, reforçando que a autarquia “é uma parceira” da coletividade, “desde a primeira hora”.
António Sequeira revelou depois que “queremos evoluir em matéria de ralicross e de kartcross, tal como nas outras modalidades”, acrescentando que “com a Câmara e com tempo vamos dotar o Parque de Desportos Motorizados das melhores condições”, para concluir que, “garantidamente, Castelo Branco vai ter as infraestruturas para ser um pólo dos desportos motorizados”.
Os elogios à Escuderia surgiram da parte do promotor da prova, quando o seu representante, Rodrigo Vasconcelos, assegurou que “é fácil trabalhar com esta organização”, desejando, inclusive, que “fossem assim todas as organizações, pois o nosso trabalho estava facilitado”. Com a atenção mais centrada na prova, o seu diretor, Bruno Vilela, abordou o programa que preencherá os dois dias.
Assim, sábado, dia 30 de maio, as verificações documentais e técnicas decorrem a partir das nove horas, no Centro Cívico de Castelo Branco, com o objetivo de levar o desporto motorizado para junta das pessoas, porque essa é uma aposta da Escuderia”.
E com a finalidade de atrair o público, Bruno Vilela adianta que haverá algumas novidades, como uma sessão de autógrafos com os pilotos e o desfile dos bólides pelas ruas da cidade.
Ainda no mesmo dia, mas a partir das 14 horas e já no Parque de Desportos Motorizados, realizam-se os treinos livres, seguindo-se-lhes os treinos cronometrados. Domingo, dia 31 de maio, têm lugar as corridas de qualificação e as finais.
Bruno Vilela adianta que, até ao momento, a lista de inscritos para a prova já ultrapassa os 50 e revela que a expectativa é que até ao fecho das inscrições, na próxima sexta-feira, se vá além dos 70.
Pelo meio, Bruno Vilela aproveitou para destacar “a grande dinâmica do Parque de Desportos Motorizados, nomeadamente no que respeita a treinos, com muitos pilotos, inclusive com alguns que vêm de Espanha e que saem daqui encantados com o traçado da pista e com as condições que temos”.
E é com base nisto que afirma que “aqui somos o centro da Península Ibérica e é com isso que temos que trabalhar”.
Também presente na apresentação da prova, o presidente da Câmara de castelo Branco, Luís Correia, afirmou que “este é mais um momento forte da Escuderia” e que “é inegável que por via deste trabalho muito bem feito e com muita qualidade Castelo Branco está muito ligado ao desporto automóvel”, reforçando que “isso se deve à qualidade do trabalho da Escuderia”. Luís Correia avança que através das iniciativas e provas realizadas pela Escuderia, dando como exemplo o recente Rali de Castelo Branco, que “trouxe os carros até aqui, à Rotunda da Europa, o desporto motorizado não está só no Parque de Desportos Motorizados, está também no centro da cidade”.
Tudo para destacar a importância da “imagem, da identidade de Castelo Branco através desta forte ligação ao desporto motorizado”, para concluir que a “Câmara tem a responsabilidade acrescida de ir ao encontro desta realidade” e sem querer avançar pormenores adiantou que “espero que o Parque de Desportos Motorizados seja reforçado em termos de valências”.