Aldeia de Santa Margarida
Festival das Flores volta a dar cor e alegria
As ruas de Aldeia de Santa Margarida, no Concelho de Idanha-a-Nova, voltam a encher-se de cor e aromas, entre sexta-feira e domingo, com a quinta edição do Festival das Flores, organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida.
Ao longo dos três dias os visitantes têm a oportunidade de apreciar os milhares de flores, naturais e artificiais, que embelezam a Freguesia.
Recorde-se que o Festival das Flores de Aldeia de Santa Margarida origina o empenho, durante meses, da população desta localidade raiana, concretamente na conceção das flores e na decoração das ruas e fachadas das habitações. O programa tem início sexta-feira, às 17 horas, com a abertura do certame, que contará, claro está, com a exposição de flores, às quais se juntam os produtos regionais, não faltando as tasquinhas e a animação musical, com o Grupo de Bombos de Aldeia de Santa Margarida Os Tapori e o acordeonista Frederico Alves. A abertura do certame está marcada para as 17 horas de sexta-feira, antecedendo uma Noite de Fados no jardim público da aldeia, com a fadista Mara Pedro, acompanhada na guitarra por Custódio Castelo, na viola clássica por João Silva e na viola baixo por Carlos Menezes. À noite, a partir das 21 horas, no Jardim Público, realiza-se um dos momentos altos do certame, que é uma noite de fados com a fadista Mara Pedro, acompanhada pelo guitarrista Custódio Castelo, bem como por João Silva, na viola clássica, e Carlos Menezes, na viola baixo. Sábado, o certame abre às 11 horas, com muita animação de rua, com o grupo Banda às Riscas, Don Bonzinon, Marafona Encantada, Teatro em Caixa, grupo de concertinas Raízes do Minho, grupo Fonte da Pipa e grupo Tumbala – Máquinas em Movimento.
Ao final da tarde, às 19 horas, atua o grupo União Portuguesa, seguindo-se-lhe o grupo musical Tochapestana, às 21h30, e o grupo musical TOP 5, às 23 horas.
Domingo a abertura está de novo marcada para as 11 horas, também com muita animação de rua, com uma arruada com Fanfarra Idanhense, grupo de gaitas de foles Giraflores, Grupo de bombos Os Maravilhas, Contrabombos de Nogueira de Côta, Don Bonzinon, Marafona Encantada, Teatro em Caixa, grupo de samba GRES – A Rainha da Figueira da Foz e grupo Mimos Dixie Bnd.