| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

20 maio 2015

CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA RECEBE DISRU.PT SUMMIT
“A maior conferência de inovação e de empreendedorismo do Interior”

CCCCB 026.jpgA META Innovation Consulting organiza, sexta-feira e sábado, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), o DISRU.PT Summit, que é promovido pelo Centro de Empresas Inovadoras (CEI) com o apoio da Câmara de Castelo Branco e apresentada como a maior conferência de inovação e de empreendedorismo do Interior.
A iniciativa foi apresentada sexta-feira, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a afirmar que o DISRU.PT Summit “é uma conferência que pretende a divulgação da inovação e do empreendedorismo”, acrescentando que “nós temos uma estratégia para o desenvolvimento do nosso concelho”, que passa pelo “trabalho de incentivo ao empreendedorismo”.
Adianta que através do CEI será apresentada “a que pretende ser a maior conferência de empreendedorismo do Interior”, pelo  “desafio à participação de todos os jovens, mas também de todos os empresários”, até porque “a partir desta conferência podem surgir ideias de negócio”.
Luís Correia realça que a iniciativa decorre no CCCCB, que “é um local onde, geralmente, não fazemos conferências, nem queremos, mas consideramos que o local é um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo e, daí, esta escolha”, acrescentando que “só a imagem do edifício dá força à conferência”.
O autarca destaca ainda que a conferência “é mais um investimento para o desenvolvimento económico”, sublinhando que “mostramos a qualidade com que está a ser feito esse trabalho e os frutos vão aparecer”.
Na apresentação do DISRU.PT Summit, o diretor do CEI, João Borga, avançou que a ideia desta conferência “surgiu há quatro ou cinco meses”, para de seguida se referir à inovação e às novas técnicas de empreendedorismo, como “algo que não se conseguia centralizar só nas formações”. Daí, “trazer um grupo de especialistas para partilhar experiências com empreendedores e empresários”.
João Borga avança que a conferência, no primeiro dia, “está mais centrada na componente formativa, enquanto no segundo está mais virada para as startups.
Realça, por outro lado, que “a cabeça de cartaz é Tim Vieira, do Shark Tank, que vem falar do que tem feito, mas também ouvir os projetos dos empreendedores

Os objetivos
da conferência
O DISRU.PT Summit, como é adiantado, tem como objetivo debater a inovação, o empreendedorismo e a industrialização. Assim, a conferência traz a Castelo Branco, no primeiro dia de trabalhos, startups de alto potencial, empresários e ainda líderes em tecnologia, com o objetivo de criar soluções reais e debater quais são atualmente as melhores práticas de suporte à inovação e transformação de negócios, aliados às tecnologias de ponta.
O Summit conta com várias talks e painéis de discussão onde especialistas poderão compartilhar a sua experiência com jovens empresários, oferecendo uma oportunidade para as start ups aumentarem o seu conhecimento e ampliarem a sua network empresarial, ao mesmo tempo que adquirem ferramentas para lançarem os seus projetos no mercado.
Como forma de incentivar, destacar e apoiar, os empreendedores, realiza-se o concurso Startup Pitch, durante o qual algumas das startups presentes terão a oportunidade de apresentar as suas ideias ao público, ao painel de conferencistas e aos investidores. Esta é, uma iniciativa de promoção do empreendedorismo e de ideias disruptivas e projetos com elevado potencial de negócio.
O segundo dia do DISRU.PT Summit reunirá profissionais experientes, com o objetivo de identificar e avaliar os esforços para a criação de uma economia empresarial forte e de inovação do Interior de Portugal para o Mundo. Desta forma, o programa inclui talks interativas sobre temas como inovação nas políticas nacionais e regionais, indústria, empreendedorismo e ciência, entre outros temas.
È sublinhado que o CEI pretende transformar o DISRU.PT no catalisador de inovação e reindustrialização para num esforço conjunto tornar Portugal e a região de Castelo Branco cada vez mais competitivos e atrativos.

O programa
dos dois dias
O programa do DISRU.PT Summit começa sexta-feira, com o Summit, que conta com a participação de Franquelim Alves, ex-secretário de Estado da Economia; Paulo Vaz, diretor geral, ATP; Luís Saramago, diretor de marketing, Renova; Duarte Champalimaud, CEO e President of the Board, GLN SA; e de Pierre Gein, diretor executivo, Católica Lisbon Innovation Lab.
Às nove horas tem lugar o discurso inaugural do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
Às 9h30 tem início a talk de introdução Recriação de uma economia do conhecimento, industrial e de inovação no Interior de Portugal, ao que se segue, às 10 horas, as talks Indústria GLN Group, Fitecom, AIP.
Um intervalo para networking tem lugar às 11h30 e às 12 horas começa o painel de debate Indústria como foco dinamizador de talento, inovação e de empreendedorismo GLN Group, Fitecom, AIP, com a manhã a terminar com uma atuação do Ensemble da Escola Superior de Artes (ESART) de Castelo Branco.
Os trabalhos são retomados às 14h30, com as talks Inovação Renova, Católica – Lisbon, ATP, Sumol Compal.
Às 16 horas realiza-se um novo intervalo para networ-king, sendo que meia hora depois, às 16h30, começa o painel de debate Inovação: diferencial competitivo Renova, Católica – Lisbon, ATP, Sumol Compal.
Às 17h15 realiza-se a conferência de encerramento Franquelim Alves (sob confirmação) e o dia termina depois das 18 horas, com uma prova de vinhos Quinta dos Termos.
Sábado, às 10 horas, realiza-se a abertura da conferência que conta com a participação de Tim Vieira, do Shark Tank Portugal; António Brochado Correia, Deputy Senior Partner e Markets Lead Partner, PwC Portugal; Luís de Melo Jerónimo, Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano; Rui Amaral, CEO da Sumo Pontífice; e Teresa Preta, Salgueirinhos.
Às 10h10 começa o talk Keynote Speaker António Brochado Correia – PwC, sendo que a partir das 11 horas decorrem as talks com Luís Jerónimo, da Fundação Calouste Gulbenkian, e Rui Amaral,da Sumo Pontífice.
Depois de um intervalo para networking, às 12 horas começa o concurso Startup Pitch, que terá outro momento a partir das 15h30. Este concurso oferece aos empreendedores a oportunidade de apresentar uma ideia de negócio a Tim Vieira, um dos tubarões do Shark Tank Portugal, entre outros profissionais de topo que acompanham e apoiam a criação de novos projetos. Uma iniciativa de promoção do empreendedorismo e de ideias disruptivas e projetos com elevado potencial de negócio, em que a startup vencedora terá um prémio equivalente a cinco mil euros em mentoria oferecido pela PwC e dois fatos executivos, à medida, da Dielmar. O prémio será entregue às 16h45.
Às 14h30, começa a talk Keynote Speaker Tim Vieira, enquanto a partir das 16h15, decorre uma talk com Teresa Preta, da Salgueirinhos.
A partir das 17 horas realiza-se um momento musical com o Ensemble da ESART e para as 17h15 está marcado o discurso de encerramento do DISRU.PT Summit.

Atividades
continuam
As atividades, no entanto, não terminam sábado, uma vez que de 25 a 27 deste mês o CEI recebe várias iniciativas.
Assim, dia 25, realiza-se o Design thinking workshop, com Pedro Janeiro, Head of Business Design, Novabase, e com Nuno Abrantes, consultor de Business Design, Novabase.
No mesmo dia decorre também um painel debate sobre metodologias que terá como moderador Vasco Portugal, CEO META Innovation Consulting, e como participantes Dillon Carroll, fundador da Levaté LLC, Pedro janeiro, Head of Business Design, Novabase, e Nuno Abrantes, Consultor de Business Design, Novabase. Nos dias 26 e 27 deste mês, tem lugar a Lean startup workshop, com Dillon Carroll, fundador da Levaté LLC
Dia 27 deste mês realiza-se o Mobile thinking workshop, com Jorge Costa, da Escola de Design Interativo e Tecnologia (EDIT).

20/05/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video