| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

14 de outubro de 2015

Sessões informativas
Valorização dos Produtos Hortofrutícolas debatida no CATAA

O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) de Castelo Branco e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) organizaram dia 30 de setembro o seminário Valorização dos Produtos Hortofrutícolas.
O encontro realizou-se no âmbito do projeto Modernização e Inovação Tecnológica com base TIC (MITTIC) em setores estratégicos e tradicionais, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP) 2007-2013, que resulta da parceria de 13 entidades públicas e privadas.
O seminário, contou na sessão de abertura com a presença do presidente e do diretor do CATAA; Luís Correia e Luís Pinto de Andrade.
No primeiro painel, subordinado ao tema Inovação na Valorização dos Hortofrutícolas, o vice-presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Andrade, falou na necessidade de uma estratégia de promoção conjunta, alertando para a importância da inovação como motor para a criação de valor acrescentado e da internacionalização do setor.
Relativamente às técnicas de conservação no pós-colheita, Ana Santos, da Universidade de Évora, que é parceira do projeto, Carla Barbosa, da Escola Superior de Tecno-logia e Gestão de Viana do Castelo, e Margarida Moldão, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, apresentaram o trabalho desenvolvido na área da conservação e as mais adequadas técnicas para a conservação dos produtos hortofrutícolas.
Manuel Sanchez, em representação do Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CYCITEX), parceiros do CATAA no projeto MITTIC, apresentou as técnicas de conservação em frio, através da aplicação de filmes micro-perfurados em fruta.
A primeira comunicação sobre o tema Agricultura de Precisão foi orientada por Vasco Lagarto e Rui Costa, da TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, que apresentaram projetos e programas dedicados ao tema.
Ainda no âmbito da Agricultura de Precisão, foram apresentadas duas plataformas de controlo e monitorização para a agricultura. A Infoagro e a InovWine, apresentadas por Maria do Carmo, do Centro de Apoio Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e Carlos Lopes, do Instituto Pedro Nunes (IPN).
A sessão encerrou com a comunicação de José Nunes, docente na Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, com a abordagem ao tema Eficiência Energética nas Centrais de Fruta da Beira Interior.

15/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video