Joaquim Martins
A Semana da Vida
A Semana da Vida – Está a decorrer a Semana da Vida, organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa, desde 1994. Ocorre na semana do 15 de maio, dia que a ONU destinou (20/9/1993) à comemoração do Dia Internacional da Família. A resolução da ONU visava, no essencial, chamar a atenção dos Governos para a importância da família como núcleo vital da sociedade e sensibilizar para as questões sociais, económicas e demográficas que afetam as famílias.
A Semana da Vida, este ano sob o lema “Vida com dignidade, opção pelos mais fracos” reflete as preocupações inscritas na encíclica de João Paulo II, Evangelium Vitae (nº85) que esteve na sua origem: “O seu objetivo principal é suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo descurar os outros momentos e aspetos da vida que merecem ser, de vez em quando, tomados em atenta consideração, conforme a evolução da situação histórica sugerir.”
Reflete também as preocupações do papa Francisco, expressas na Evangelii Gaudium: “A defesa da vida nascente está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano. Supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. É fim em si mesmo, e nunca um meio para resolver outras dificuldades. Se cai esta convicção, não restam fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos direitos humanos, que ficariam sempre sujeitos às conveniências contingentes dos poderosos de turno.” (EG,123)
Uma semana para pensar na VIDA Humana. No seu valor e inviolabilidade. Para pensar nos Direitos humanos. Na VIDA com dignidade. Com Teto, Pão e Trabalho como recentemente lembrou o Papa Francisco.