ENTRE QUINTA-FEIRA E DOMINGO
Milhares de pessoas acarinharam os Templários
Os Dias Templários de Castelo Branco atraíram à Zona Histórica da cidade, em especial ao Castelo, milhares de pessoas que não quiseram deixar de acompanhar e de se envolver naquela que foi a terceira edição desta iniciativa.
Com o tempo quente a dar uma ajuda, o certame foi especialmente concorrido à noite, com muitos albicastrense, visitantes de outros pontos do País e também espanhóis, a recuarem no tempo, até à Época Medieval, sendo de recordar que Castelo Branco foi a última capital da Ordem do Templo em Portugal, durante um século.
Ao longo dos quatro dias a animação foi uma constante, com muita música, recriações históricas, espetáculos de fogo e falcoaria, entre outras atividades, não faltando também os stands com os mais variados artigos e a restauração, com os tradicionais comes e bebes.
Os Dias Templários, que são organizados pela Câmara de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, ACICB – Associação Empresarial da Beira Baixa e Outrem – Associação Cultural da Defesa do Ambiente e do Património, este ano, tal como a Gazeta já tinha noticiado, apresentou algumas novidades.
Uma das principais resultou do facto do certame ter sido alargado para a Rua do Mercado, onde ficaram instalados a maioria dos stands.
Novidade na edição deste ano foram também os passeios pedestres guiados pelas ruas da Zona Histórica, desde o Centro Cívico e do Largo de São João até ao Castelo, com as explicações do que era visto por Leonel Azevedo.
No dia da inauguração dos Dias Templários, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realçou a importância de organizar iniciativas como esta, com o objetivo de dinamizar a cidade, valorizar o património histórico e criar uma oferta que atraia turistas á cidade.