| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

08 julho 2015

Celeste Capelo
Será que dá para entender?...

Nestas últimas semanas, e certamente nas próximas, toda a comunicação social nos transporta quer por imagens quer por leituras, inevitavelmente para as notícias sobre a Grécia e para a prisão do Engº José Sócrates.
Quanto à Grécia há meses que decorrem reuniões e, devo confessar que é preciso muita paciência entre os negociadores, de parte a parte, para conseguirem falar sobre o mesmo assunto durante tanto tempo. Hoje houve avanços, amanhã há recuos e assim se vai passando o tempo.
É certo que, como diz o povo, “ninguém gosta de passar de cavalo para burro” e, o que está a acontecer ao povo grego, é algo parecido. Os gregos desde há muito tempo que foram tendo regalias que hoje, e para proteger as gerações vindouras, e para pagarem o que devem, terão de as perder. Lembro que, entre outras medidas, a idade da reforma na Grécia era, porque não vai continuar a ser, aos 50 anos de idade.
Entretanto o governo grego decreta fazer um referendo que, segundo a lei, tem de ser marcado com 30 dias de antecedência, mas entretanto o Supremo Tribunal Administrativo considerou ser legal. Não dá para entender!...
Aqui em Portugal o Governo decreta, e o Tribunal Constitucional declara Inconstitucional…., isto para lembrar alguns casos relativamente recentes. Não dá para entender!...
Quando esta crónica sair já se saberá o resultado do referendo, mas, o que não se saberá certamente, seja o SIM ou o NÃO que ganhe, qual o resultado de todas estas incertezas, que não recaem só na Grécia, pois sobrará também para o resto da Europa e Portugal está na 1ª linha.
O caso do Sr. Engº José Sócrates, também é outra questão que, e para o meu feitio, já deveria estar resolvida no que se refere à acusação. Sei que a Justiça é lenta, mas tanta lentidão…, quando sabemos que as investigações já decorrem há uns anos, parece-me, enquanto leiga na matéria, já haveria algum prenúncio de acusação.
Assim continuam as especulações, as fugas de informação, as manchetes jornalísticas, que as pessoas já lêem como se de uma novela se tratasse, sendo mais um motivo para descredibilizar a Justiça. Não dá para entender!...
Agora com eleições à porta, será que tudo isto é motivador para que todos cumpram o dever cívico de votar?
Na crónica do passado mês de Maio já referi a necessidade de se refundar a democracia, e cada vez estou mais convencida desta necessidade, até porque contraria o que terá dito o Filósofo Péricles e cito, “este é o regime que beneficia muitos, ao invés de poucos”.
O que sentimos, vemos e lemos é precisamente o contrário e direi eu, como diz muita boa gente: “este é o regime que beneficia poucos, ao invés de muitos”, e, reafirmando o que já disse anteriormente, o conceito de democracia não foi sempre desenhado de igual forma, e, para que deixemos as dúvidas de …dá para entender!...… impõe-se e reinvenção da democracia.

08/07/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video